MAC abre no feriado da Independência do Brasil 03/09/2019 - 14:20

Espaços da SECC  funcionam em horários especiais; confira as mostras em cartaz

No próximo sábado (07/09) e domingo (08/09), feriado da Independência do Brasil e Dia da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, o público poderá visitar os espaços culturais da Superintendência da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), para conferir as exposições abertas nos museus, que funcionam em horários especiais – os únicos espaços que fecham no feriado são o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

 

MAC abre no feriado da Independência do Brasil

Ero Ere MAC - Kraw Penas / SECC


O Museu Oscar Niemeyer (MON) conta com mostras inauguradas recentemente, como a obra Spider (Aranha), da artista francesa Louise Bourgeois e a mostra “Declaração de Princípios”, que reúne trabalhos recentes e inéditos do artista paranaense Geraldo Leão. Também estão em cartaz “África, mãe de todos nós: conexão entre mundos”, que reúne uma significativa coleção de máscaras africanas, e “Ásia: a terra, os homens, os deuses”, com uma seleção de 200 peças vindas de mais de dez países do continente.

 

Já no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que está funcionando temporariamente nas salas 8 e 9 do MON por conta da reforma da sua sede no centro, o visitante pode ver a mostra "Ero Ere: negras conexões", com curadoria do professor e pesquisador Emanuel Monteiro, que reúne fotografias, esculturas, objetos em cerâmica e obras têxteis que foram realizados pelas artistas do coletivo Ero Ere.

 

História

No Museu Paranaense (MP), a novidade é a exposição fotográfica “Aproximações – ucranianos e poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná”, de João Urban, que reúne imagens feitas pelo fotógrafo dos descendentes de imigrantes poloneses no Paraná. Além disso, conta com uma série de exposições históricas, como “Ocupação do território paranaense”, “Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense”, “Imigração no Paraná”, “Igrejas ucranianas no Paraná”, entre outras.

 

A fotografia também é destaque no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR): “Memória, imagem e infância” apresenta 27 imagens que têm a infância e a memória como elo temático; as obras são de fotógrafos convidados e do acervo do museu, da Coleção Guilherme Glück. O visitante também tem acesso à coleção tridimensional do MIS-PR, composta por rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras fotográficas e projetores.

 

Vivenciar o cotidiano do artista norueguês Alfredo Andersen é a experiência que o visitante pode ter no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA). O museu-casa exibe parte do acervo do pintor, além de objetos e documentos da escola-ateliê.

 

E no Museu do Expedicionário (MEXP), o acervo de fotografias, mapas, documentos, peças, ilustrações, filmes e livros retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

 

 

Confira o horário de funcionamento dos museus da SEEC:

 

MAC abre no feriado da Independência do Brasil 


Serviço:

 

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba/PR.

 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3323-5328. Curitiba/PR.

 

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba/PR.

 

Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3232-9113. Curitiba/PR.

 

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba/PR.

 

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba/PR.

 

GALERIA DE IMAGENS