Museu de Arte Contemporânea do Paraná passa por obras 12/09/2018 - 14:50

MACO Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) vai passar por obras de restauro e reforma em toda sua estrutura física. O acervo do museu já foi transportado e está acondicionado na reserva técnica do Museu Oscar Niemeyer (MON) desde fevereiro. A licitação está em fase final, e a previsão é de que as obras iniciem até novembro e durem cerca de dois anos e meio.

As exposições do MAC-PR vão ocupar salas do Museu Oscar Niemeyer, e os setores de pesquisa também passarão a funcionar no MON em um espaço destinado especialmente para este fim.


Preservação
Todo o processo de restauro de um bem tombado requer cuidados especiais para a preservação do patrimônio. Por isso, a primeira etapa para os trabalhos no MAC-PR, já executada em 2017, foi a elaboração e aprovação do projeto junto à Comissão Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha).


O complexo de prédios que abriga o MAC-PR ocupa uma área de 1.678 metros quadrados, no Centro de Curitiba, e inclui uma construção eclética datada de 1928, tombada em 1978 pelo patrimônio histórico-cultural do Paraná. Outros dois prédios construídos em épocas diferentes compõem o espaço: uma Unidade de Interesse de Preservação e um prédio anexo, mais recente, que está com falhas estruturais e terá que ser reconstruído.

No projeto aprovado está prevista a recuperação da edificação seguindo suas características originais, como a cor e os elementos decorativos, característicos da arquitetura eclética. As salas de exposição serão ampliadas e modernizadas. Um novo anexo de estilo contemporâneo será construído, respeitando a arquitetura dos demais edifícios. A construção terá três andares e vai abrigar o setor de pesquisa e documentação, além de espaço de convivência com café e loja.

Também estão previstas obras de acessibilidade e relacionadas à segurança da edificação. As instalações elétricas serão refeitas e ampliadas, assim como o layout interno do museu, que passará por reestruturação total. Uma passarela vai interligar um dos prédios ao anexo e um elevador será instalado no prédio novo para permitir o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção. Os banheiros também serão totalmente reformados e acessíveis. 

GALERIA DE IMAGENS