Narrativas feministas no museu é tema de mesa-redonda no MAC-PR 06/09/2019 - 17:40


Conversa será no dia 10 de setembro, às 19 horas; catálogo da exposição "Estamos Aqui!" também será lançado

 

A presença das mulheres, ou a falta delas, nos acervos e programação dos museus brasileiros é um tema recorrente nas artes visuais: como se busca esse reequilíbrio entre obras de artistas homens e mulheres? Essa é uma das questões centrais da mesa-redonda "Museu como espaço de formação: narrativas feministas", promovida pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) no dia 10 de setembro (terça-feira), às 19 horas. A conversa será realizada no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (MON) — temporariamente, por conta da reforma em sua sede no centro, o MAC está realizando suas atividades nas dependências do MON.  A entrada é gratuita.

http://xoops.celepar.parana/migracao/seec_mac/modules/galeria/uploads/84/1567802802_DSC4536.JPG


MAC-PR realiza mesa-redonda com artistas das exposições "Estamos Aqui!" e "Ero Ere: negras conexões" na terça-feira (10), às 19 horas.

 

Vão conversar com o público as artistas Eliana Brasil, Elizabeth Titon, Erica Storer Araújo e Walkyria Novais, que integraram duas exposições recentes realizadas pelo MAC-PR: "Estamos Aqui! Relevos do acervo do MAC-PR" e "Ero Ere: Negras Conexões" (em cartaz na sala 8 até 29 de setembro). A mediação é da diretora do museu, Ana Rocha.

 

Em ambas as mostras, foram reunidas somente obras de artistas mulheres, de diferentes gerações e vertentes. Em "Ero Ere", o recorte foi uma celebração ao Dia da Mulher Negra e Caribenha (comemorado em 25 de julho), além de destacar o trabalho do coletivo homônimo, formado por artistas negras que vivem e produzem em Curitiba.

 

Catálogo

 No mesmo dia, será lançado o catálogo da exposição "Estamos Aqui!", que reúne textos, obras e informações sobre as 15 artistas mulheres da mostra, 11 delas, do acervo do MAC-PR: Ana Gonzalez, Cristina Agostinho, Deborah Santiago, Eliane Prolik, Elizabeth Titton, Erica Storer Araújo, Isabella Lanave, Fabiana de Barros, Guita Soifer, Janete Fernandes, Juliana Gisi, Mainês Olivetti, Marga Puntel, Marta Neves e Maya Weishof. O material será distribuído gratuitamente para o público.

 

MAC no MON

Durante a reforma em sua sede no centro, o MAC-PR está funcionando temporariamente nas dependências do Museu Oscar Niemeyer.

 

MAC-PR 50 Anos

Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea. Atualmente, seu acervo é composto por 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).

 

Serviço:

Mesa-redonda "Museu como espaço de formação: narrativas feministas" e lançamento do catálogo da exposição "Estamos Aqui!".

Dia 10 de setembro (terça-feira), às 19 horas. Entrada franca.

MAC no MON - Miniauditório (Rua Marechal Hermes, 999).

 

GALERIA DE IMAGENS