Atividades pela mostra "Ero Ere: negras conexões" estão na programação da Permanência MAC-PR de setembro 19/09/2019 - 16:00

Oficinas de bonecas abayomis e criação de livros de artista serão realizadas no dia 25 de setembro

O Setor Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), em parceria com a Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Curitiba, realiza no dia 25 de setembro mais uma edição da Permanência MAC-PR, com atividades pela exposição "Ero Ee: negras conexões", em cartaz na sala 8 do museu.

A ação ocorre em dois horários: pela manhã, das 9h30 às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h30; nos dois períodos, o Educativo realizará uma visita mediada pela mostra. Na parte da manhã, os professores poderão conhecer mais sobre a história e também aprender a fazer as bonecas abayomis com as artistas Kênia Coqueiro e Eliana Brasil.

Foto: Kraw Penas / SECC

As abayomis, montadas com retalhos de tecidos, são um símbolo de resistência negra: para acalentar os filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros (navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil), as mães africanas rasgavam tecidos de suas saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. Elas também não têm demarcação de olho, nariz ou boca, para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. (fonte: Geledés – Instituto da Mulher Negra).

Ja à tarde, Kênia e a artista Lourdes Duarte vão desenvolver a oficina de criação de livros de artista, partindo de materiais comuns no artesanato, como bordado e costura, para ressignificá-los no contexto da arte.

MAC no MON

Durante a reforma em sua sede no centro, o MAC-PR está funcionando temporariamente nas dependências do Museu Oscar Niemeyer.

Projeto Permanência do MAC-PR | "Ero Ere: negras conexões".

Dia 25 de setembro de 2019, em dois horários: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

*A entrada no período da manhã acontecerá pontualmente às 9h30. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Sala 8.