Salão Paranaense

67_salão_paranaense

 

Inscrições de 10 de setembro à 25 de outubro de 2020

 

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná comemora 50 anos em 2020. O acervo do MAC-PR é formado, em parte, pelas premiações do Salão Paranaense. Sua coleção é composta por artistas brasileiros, brasileiras e estrangeiros, estrangeiras, em sua maioria, homens e brancos. Reconhecendo o Salão como parte da política de acervo do MAC-PR, a proposição do 67º Salão Paranaense vem de encontro com uma revisão sobre a coleção do museu e as lacunas que nela existem, com o objetivo de ampliar a diversidade e pluralidade de vozes representadas neste acervo, algo que vem sendo considerado na programação do museu nos últimos anos.

Aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional. O MAC-PR valoriza e incentiva a inscrição de grupos que sofrem discriminação baseadas em raça, gênero, étnico e cultural, e LGBTQI+.

O MAC-PR, como órgão público, entende que suas ações integram um plano estratégico maior de soluções para a cultura, reforça o papel fundamental da arte na vida em sociedade e convoca as(os) artistas a pensar, de forma coletiva, como criar novas experiências artísticas no ambiente digital. Vivemos um momento único, no qual não é possível produzir uma exposição que ignore o que está acontecendo. Nesse sentido, consideramos fundamental realizar uma mostra que seja, não só visitável, mas também relevante depois da pandemia.

 

Serão 30 propostas premiadas com o valor de R$5.000,00/cada.

 

BAIXE AQUI O EDITAL

 

Como já aconteceu nas últimas edições, o Salão Paranaense oferece um mesmo prêmio participação a todas e todos artistas participantes.

Tendo em vista a nova realidade como distanciamento social a 67ª edição do Salão Paranaense irá contemplar propostasnas seguintes categorias:

 

67sp Categoria 1

 

67sp_categoria2

 

67sp_categoria3

 

67sp_categoria4