MAC Paraná abre chamada aberta para artistas de performance 05/09/2023 - 13:39

“O museu de arte não se limita mais à guarda e conservação de obras primas, mas deve criar espaços para propostas de arte pública abertas à participação coletiva”. A afirmação, do crítico de arte Frederico Morais, sintetiza os novos rumos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, que atualmente se preocupa em criar iniciativas que dialoguem ativa e diretamente tanto com o público quanto com artistas e suas pesquisas criativas. 

Uma dessas propostas é o Encontro em Performance do MAC Paraná, que em setembro chega a sua terceira edição - realizado sempre nos solstícios e equinócios. Dessa vez, o 3º Encontro em Performance será no dia 24 de setembro, das 10h às 18h, equinócio de primavera. Além de artistas convidados, o museu abre também uma chamada aberta a todas e todos que queiram integrar a programação com suas pesquisas e propostas de performance arte, que acontecerão simultaneamente das 16h às 18h. Para enviar sua proposta, basta fazer uma inscrição através deste formulário. 

SOBRE O ENCONTRO - Esse projeto trata do desenvolvimento de um programa contínuo de  ocupação dos espaços expositivos do MAC Paraná, com encontros entre artistas através de práticas simultâneas e duracionais em performance arte. As dinâmicas desses encontros em performance arte partem de ações individuais, mas que são colocadas em relação às ações de outros corpos num espaço/tempo compartilhado: aqui e agora. 

SERVIÇO-  3º Encontro em Performance MAC PARANÁ+ equinócio de primavera
Data: 24/09, domingo, das 10h às 18h
Local: MAC no MON: Salão de eventos
Inscrições através deste link

Artistas confirmados:
10h - Karina Marques
11h - Mônica Galvão (SP)
12h - Matheus Henrique, Matheus e Matheyas
13h - Vitória Gabarda
14h - Raphael Couto (RJ)
16h-18h: “Equinócio de Primavera” - performance aberta