MAC Paraná apresenta exposição individual de Thalita Hamoui 27/11/2023 - 08:40

Nesta terça-feira (28), às 19 horas, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) inaugura a exposição individual intitulada “A Terra e o Devaneio da Vontade”, da artista visual Thalita Hamoui, com curadoria de Priscyla Gomes. O título remete à obra homônima do filósofo francês Gaston Bachelard, publicada em 1948. O museu, que funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON), recebe a exposição na Sala 09.

Thalita Hamoui graduou-se em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2006. Suas obras já foram exibidas em diversas instituições renomadas, incluindo a Foley Gallery em Nova York e o Centro Cultural São Paulo. As pinturas de Hamoui, repletas de cores vívidas, revelam uma elaboração singular, não são construídas pela observação, mas por resquícios sensoriais de suas memórias.

Segundo Priscyla Gomes, curadora da mostra, “A Terra e o Devaneio da Vontade” estabelece um paralelo com a obra de Bachelard, propondo uma jornada pela percepção. A filosofia de Bachelard é refletida nas telas de Hamaoui, evidenciando a importância da interação física, da manipulação e da exploração da Terra.

Sobre as obras expostas, Gomes afirma: “há nessas paisagens um indiscernimento entre noite e dia, entre o que é vegetal, o que é aquático e o que é terroso. Tudo é miscível e se completa, numa fusão extasiante de tons áureos”.

A mostra de Hamoui é um convite à imersão sensorial, uma intersecção entre arte visual e filosofia que materializa, por meio de seus devaneios, a sua percepção da Terra.

 

SERVIÇO - “A Terra e o Devaneio da Vontade”, mostra individual de Thalita Hamoui

Abertura: terça-feira, dia 28/11, às 19h, na sala 09 do MAC no MON.

Entrada gratuita na noite de abertura.

Visitação a partir de 29/11.

Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba.