MAC Paraná terá 1.º Festival de Audiovisualidades com mostra de acervo e prêmio-aquisição para artistas 11/10/2023 - 16:04

Com datas a serem confirmadas em breve, a Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC) irá apresentar a primeira edição de um evento totalmente voltado para a produção audiovisual. Com uma programação composta pela exibição de obras do acervo do MAC Paraná, uma mostra competitiva e outras interlocuções, o 1.º Festival de Audiovisualidades será estruturado a partir de um edital para inscrições de artistas, cineastas e videomakers interessados.

Como premiação da mostra competitiva, três artistas selecionados receberão R$2.000,00 cada, com recursos da AAMAC, e terão sua obra incorporada à coleção do MAC. 

Segundo Carolina Loch, diretora do MAC Paraná, a coleção de audiovisualidades do museu está concentrada em dois eventos particulares: Faxinal das Artes (2002) e o 67.º Salão Paranaense (2021). “Por isso, uma das propostas do 1.º Festival de Audiovisualidades está vinculada não só à ideia de exibir as obras pertencentes ao acervo do MAC Paraná, mas também estimular e abrir espaço institucional para outras produções artísticas que estejam vinculadas aos processos relacionados à videoarte”, afirma. 
 

MOSTRAS - Um conjunto de dez trabalhos pertencentes à coleção do MAC Paraná serão exibidos na Mostra de Acervo. São eles: 

  • Vertigem - céu de Faxinal do Céu, 2002. Leticia Cardoso -  4’16”  
  • Calabouço e os arrasamentos quando morro, 2020. Diego Crux, Gean Spina -  19’15”
  • Vídeo da Série Palimpsestos, 2013. Tom Lisboa -  2’41”
  • Procissão para os corpos que não morreram, 2020. Maria Macedo -  3’30”
  • Camboa, 2020. Bruno Moreno -  15’
  • Memórias modestas, 2002. Elyeser Szturm -  13’
  • O Casamento de Clarice e Bataille (Aline Dias e Julia Amaral), 2017. Aline Dias -  58’
  • Conversão diástole, 2002. Marga Puntel -  5’16”
  • Diarkis, 2012 (Reeditado em 2016). Isis Gasparini -  2’57”
  • Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta, 2021. Jessica Madona -  20’56”

Já a Mostra Competitiva será estruturada a partir da publicação de um edital voltado para a inscrição de artistas, cineastas e videomakers interessados em participar do evento. As propostas inscritas vão passar pela seleção de uma curadoria composta pelas equipes do MAC Paraná e da Associação de Amigos do MAC Paraná. 

Os trabalhos devem ter classificação indicativa livre e duração máxima de até 15 minutos. A premiação acontecerá através de uma votação popular, realizada pelo público do Festival.

 

SERVIÇO- 1º Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná 

Produção: Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC)
Datas a serem confirmadas em breve. Fique de olho nas redes sociais do MAC: @mac_parana 

Leia o edital de participação aqui
Inscrições para a Mostra Competitiva abertas através deste link



 


 

 


 

GALERIA DE IMAGENS