Doações e Comodato

Doações e comodato

Pesquise no acervo

Empréstimo de obras

Pesquise no Sistema Pergamum

Doações e Comodato*

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná recebe propostas de doação em fluxo contínuo. O prazo para retorno de propostas de doação é de até 14 meses.
​​​​

 

*As normas para comodato em breve estarão disponíveis.

____
 

Formulário - Doação

 

NORMAS PARA PROPOSTAS DE DOAÇÕES E COMODATOS PARA O MAC PARANÁ

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná ( MAC PARANÁ) é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea do sul do país. O Acervo é composto por 2000 obras. Inicialmente, um conjunto de 200 itens que pertenciam ao Departamento de Cultura e ao patrimônio do Paraná foi incorporado ao acervo do museu (por meio do decreto  nº 18.580, de 18 de março de 1970).

1. Diretrizes gerais:

O MAC responde a legislações nacionais e internacionais que regem a ética de gestão de acervos. A deliberação sobre a aceitação de uma doação, de uma aquisição ou comodato estará sujeita a elas. Para saber mais sobre tais legislações, veja-se o código de ética do ICOM em:
http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Codes/code_ethics2013_eng.pdf

 

O MAC Paraná:

- Recebe propostas enviadas por meio eletrônico e impresso;

- Não autoriza seus funcionários e docentes a receber obras de arte cuja incorporação ao seu acervo não tenha sido deliberada.
- Reserva-se o direito de não responder a consultas informais sobre propostas de doação ou comodato que busquem obter informações contempladas neste documento (seja por correio eletrônico, telefone ou mesmo presenciais).
- Não se responsabiliza pela devolução da documentação enviada ao museu por ocasião do encaminhamento das propostas de doação de obras.
- Não aceita propostas de doações ou comodatos feitas por intermediários, o proponente deve ser o próprio proprietário.

 

2. Encaminhamento de propostas de doação de obras:

As propostas de doação de obras ao acervo do MAC Paraná devem ser encaminhadas para a Diretoria do Museu. Somente serão avaliadas as propostas que apresentem os seguintes documentos:

- carta de intenções endereçada à Diretoria do Museu discorrendo sobre os motivos da doação;
- Formulário para Proposta de Doação de Obra(s) de Arte ao MAC Paraná de proponente não proprietário dos direitos autorais e/ou Formulário para Proposta de Doação de Obra(s) de Arte ao MAC Paraná de proponente proprietário dos direitos autorias preenchido(s) e assinado(s);

- havendo qualquer exigência especial de conservação, documentação ou modo de exposição da(s) obra(s) em questão, ela deve compor o memorial descritivo da obra;

- lista de exposições, textos críticos e publicações a respeito da(s) obra(s), se houver, e reproduções daquelas consideradas mais significativas;

- curriculum vitae atualizado do artista;

- envio eletrônico com arquivo de imagem de boa qualidade da(s) obra(s) em questão (formato TIF ou JPG).

 

3. Avaliação da proposta de Doação

O período para avaliação das propostas de doação está sujeito ao calendário de reuniões e atividades das instancias envolvidas. Uma vez aprovada a proposta de doação pelo Conselho Deliberativo do MAC Paraná o proponente receberá um comunicado formal da Diretoria do Museu e em seguida será agendada a retirada da(s) obra(s). No caso do deferimento da proposta os documentalistas e restauradores poderão ser consultados, podendo ainda ser agendada visita para emissão de laudo de estado de conservação da(s) obra(s).

 

4. Assinatura do Instrumento Particular de Doação

4.1. Assinatura do Instrumento Particular de Doação

Após ter sido realizada a catalogação da(s) obra(s), o MAC enviará o Instrumento Particular de Doação que deverá ser assinado pelo doador e pelo diretor do MAC Paraná.

 

5. Endereço de envio das propostas

Propostas de doação ou comodato devem ser enviadas por correio, dirigidas ao Diretor do MAC Paraná, para o seguinte endereço:

mac@secc.pr.gov.br

 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Rua Marechal Hermes, 999

Centro Cívico - Curitiba – Paraná

CEP: 80530-230