Exposição do it (home)

Banner do it
Imagem divulgação do it Home MAC

Em 1993, o curador suiço Hans Ulrich Obrist, juntamente com os artistas franceses Christian Boltanksi e Bertrand Lavier, concebeu projeto expositivo baseado inteiramente nas instruções de um grupo de criadores, que poderiam ser seguidas por qualquer pessoa para criar obras temporárias durante o período de uma exposição. Do It (Faça) desafiou os formatos tradicionais de exposições, questionou o processo de autoria e defendeu a capacidade da arte existir para além de espaço tradicional, como uma galeria ou um museu.

No atual contexto da pandemia muitas pessoas no mundo enfrentam o distanciamento social e recomendações para permanecer em casa, o International Curators Independent (ICI) relança o projeto Do It (home) ou Faça (em casa). O projeto concebido por Hans Ulrich Obrist, e produzido pelo ICI, seleciona um conjunto de instruções artísticas que podem ser facilmente feitas em sua casa. Desde o início, "o do it sempre aconteceu entre o espaço público e privado - esferas da vida que para muitos se uniram nos últimos meses", diz Obrist.

Esta nova versão do projeto apresenta uma seleção de instruções distribuídas online, simultaneamente através de mais de 30 espaços de arte que colaboram com a rede internacional do ICI. O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é uma das instituições em parceria com a ICI e é o primeiro museu do Brasil a apresentar esse projeto ao público, até então inédito no país. Todas as ações do Do It (home) serão disponibilizadas pelo MAC-PR nas redes sociais e site do museu. O projeto reúne contribuições já existentes e outras recentemente comissionadas, está atualmente disponível em inglês, espanhol e em português. Do It (home) ou Faça (em casa) vai te afastar das telas, e recriar uma experiência artística em casa.

do it!

Semanalmente um conjunto de instruções serão publicadas nas redes sociais do museu (Instagram e facebook), para que você possa fazê-las em casa. Você deve seguir as instruções dos artistas, entrar em seu mundo e realizar obra de arte em seu nome. Quando estiver pronto ou pronta para retornar aos computadores e telefones, compartilhe o que fez! Conecte-se aos outros participantes no Instagram, com o hashtag #doithome, ou envie seus resultados para o perfil do MAC-PR por mensagem direta. Semanalmente, o MAC-PR apresentará também os resultados criados em casa pelo público, a partir das experiências de aplicação das instruções dos artistas.


Do It  (home) tem curadoria de Hans Ulrich Obrist, produzida pelo Independent Curators International (ICI) de Nova York (EUA) e apresentada no Brasil pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná. A iniciativa foi disponibilizada internacional e gratuitamente para espaços de arte parceiros ao ICI em resposta à crise da COVID-19, com o apoio do Conselho Diretivo (Board of Trustees) da ICI, os colaboradores do Fundo de Acesso da ICI e a Jeanne and Dennis Masel Foundation.

 

 

Faça (em casa)

Projeto realizado com o apoio de:

ICI

BAIXE AQUI AS INSTRUÇÕES:

 

Português   |  Espanhol   |  Inglês

 


 

 INSTRUÇÕES DOS ARTISTAS

 

david lamelas
Meriem Bennani
Shipa Gupta
Torkwasw Dyson
Tracey Emim
Jimmie Durham
Carrie Mae Weems
Uri Aram