Acervo MAC Paraná

 

 

O Acervo de obras do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) é composto, atualmente, por 1.812 obras. Inicialmente, um conjunto de 200 itens que pertenciam ao Departamento de Cultura e ao patrimônio do Paraná foi incorporado ao acervo do museu (por meio do decreto  nº 18.580, de 18 de março de 1970).

A adição de uma obra de arte ao acervo do MAC pode ocorrer a partir de doações dos artistas, vinculadas a uma exposição, individual ou coletiva, organizada pelo museu. Em 1989, com a inauguração da Sala Theodoro De Bona, esta prática foi oficializada, sendo prevista em regulamento.

A entrada de uma obra de arte no museu deve passar pelo crivo do Conselho Consultivo, formado por especialistas na área e presidido pela direção do museu. Os assuntos relacionados ao acervo são discutidos em reuniões especiais e registrados em livro de atas.

Os critérios para essa incorporação, previamente estabelecidos são, no MAC, os da contemporaneidade da linguagem e/ou relevância histórica da obra.

O Salão Paranaense sempre foi um importante meio de obtenção de trabalhos artísticos para o museu, em função dos prêmios-aquisição distribuídos pelos órgãos do Governo, proporcionando a atualização do acervo com as tendências contemporâneas. As obras incorporadas a partir de salões de arte são, por norma, selecionadas por comitês de profissionais, professores e críticos de arte, atuantes no cenário nacional.