Catálogo da mostra de Hélio Leites e Efigênia Rolim será lançado no MAC-PR 28/04/2023 - 09:53

O catálogo da mostra "Os Significadores do Insignificante" será lançado no MAC-PR (MON) no dia 06 de maio, sábado, entre 11h e 13h, com entrada livre nesse período. Depois de uma temporada de êxito, a exposição de Efigênia Rolim e Hélio Leites será finalizada no dia seguinte, 07/05.

A publicação tem projeto gráfico da Lumen Design, textos das curadoras Dinah Ribas e Maria José Justino, da proponente do projeto Estela Sandrini e da diretora do MAC-PR Carolina Loch; fotografias de Wagner Roger; tradução para o inglês de Thais Schafemberg, além de um denso e exclusivo conteúdo com cerca de 300 páginas mostrando a vida e o rico acervo de ambos os artistas. 

O valor do catálogo será destinado ao Asilo São Vicente, local onde está a artista Efigênia Rolim. O artista Hélio Leites, as curadoras e a autora do projeto estarão presentes no dia do evento.

Por conta da alta procura do público, a mostra – inédita – foi prorrogada duas vezes, ampliando a oportunidade de conferir uma coleção de cerca de 260 obras de artistas com importância fundamental nas artes visuais.


Arte, poesia e alegria

Efigênia Rolim e Hélio Leites construíram suas trajetórias no Paraná, mas tornaram-se internacionalmente conhecidos pela originalidade de suas criações. Utilizam a mesma matéria-prima: o resíduo e a sucata, transformados em arte, poesia, alegria e histórias, seja por meio de um papel de bala ou de uma lata de atum.

Suas obras dialogam sob várias perspectivas: da amizade, da matéria-prima, da leitura do mundo, que fazem o público mergulhar em um fabuloso universo criado por eles.

Está disponível também na mostra um documentário sobre Efigênia Rolim, “A noiva do céu estrelado”, de autoria de Lisa Storti, além de um tour virtual 360º: https://www.tourvirtual360.com.br/monos – para que as pessoas possam acessar virtualmente.


Sobre os artistas

Efigênia Rolim é artesã, contadora de histórias, poeta, assobiadora, performer e estilista. Nasceu em 1931, em Vila Granada, Santo Antônio de Matipó, município de Abre Campo (MG).  Em 1965, foi morar com a família no norte do Paraná, e em 1971 chegou em Curitiba. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, desde o ano de 1991 até hoje, além de ter lançado livros, participado de performances, desfiles de moda, filmes, congressos, e concedido entrevistas a nomes como Jô Soares e Caco Barcellos. O documentário “O filme da Rainha”, com direção do argentino Sergio Mercúrio, foi premiado no Festival de Cinema do México; Recebeu do Ministério da Cultura em 2007 e 2008, respectivamente, as premiações “Culturas Populares Mestre Duda” e “Medalha da Ordem do Mérito Cultural”. Obteve várias outras menções honrosas, teses acadêmicas, entre outras realizações.

Hélio Leites nasceu em 21 de janeiro de 1951 na cidade da Lapa, Paraná. Formado em Economia, trabalhou 25 anos como bancário até a década de 1980. Porém, desde os anos de 1970 desenvolve o trabalho de performer e artista plástico, tendo desde então recebido diversos prêmios em salões e festivais pelo Brasil. Em 1986 começa a expor, interagir com o público e vender suas obras na Feira do Largo da Ordem, no centro de Curitiba. Sua barraca é um movimentado ponto de encontro de pessoas interessadas nas suas histórias e obras, sempre relacionadas com a estética do mínimo. Em 2010 formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Criador da Associação Nacional de Colecionadores de Botão, Secretário Geral do Fiu-Fiuuu Sport Club – Clube de Assobiadores, Diretor de Harmonia da Ex-Cola de Samba Unidos do Botão, Coordenador da Campanha Mundial de antitaxidermismo, Secretário da Associação Internacional de Kinderovistas, Curador dos museus do Óculos, da Caixa de Fósforos, do Lápis e do Minipresépio.


SERVIÇO - Lançamento do catálogo "Os Significadores do Insignificante", de Efigênia Rolim e Hélio Leites

Data: 06 de maio, sábado
Horário: 11h às 13h - entrada livre
Em frente à sala 8 do MAC no MON. O acesso à sala será feito pela rampa caracol, na parte externa do museu.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) devido às reformas em sua sede original. 
Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico - Curitiba

Quartas: entrada gratuita
Dias 05 e 19 de abril: Oficinas com o Educativo do MAC-PR
Horário: 14h às 16h30

Visitação:
Terça a domingo
10h às 17h30 (permanência até 18h)
R$ 30,00
R$ 15,00 (meia-entrada)
Venda de ingressos até 17h30
Ingressos e horários especiais:
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/ingressos-horarios