Pesquisa e Documentação

O MAC PARANÁ possui um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do sul do Brasil. O Setor de Pesquisa e Documentação (SPD) é responsável por salvaguardar a memória institucional e registra sistematicamente, há 50 anos, a produção artística contemporânea brasileira. Atende à demandas internas e externas de pesquisa e produz conteúdo sobre a história do museu e sobre as obras que a coleção abriga.
Com a criação do Museu em 1970 ficou evidente a necessidade de que o museu assumisse o papel de documentar e registrar a intensa produção artística da época. O Arquivo do MAC inaugura com a transferência da documentação pertencente ao Departamento de Cultura.


Seu acervo é constituído por uma documentação que reflete a história do MAC PARANÁ, do Salão Paranaense, da arte paranaense e de artistas brasileiros que passaram pelo MAC. Ele é estruturado pelos fundos: Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC PARANÁ), Salão Paranaense (SPBA) e Secretaria de Estado da Cultura (SECC). O arquivo ainda reúne coleções de Dossiês de Artistas, Entidades Culturais, Críticos de Arte, Dossiês de Temas de Arte e Biblioteca.


Para consultar ou solicitar cessão de imagem, escreva para nosso setor de Pesquisa e Documentação com o tema, objetivo da pesquisa, o mais detalhado possível, seu nome, profissão, contato e vínculo profissional ou acadêmico, se houver:

Formulário de pesquisa remota

Formulário de pesquisa presencial

 

 

Links relacionados:

Conheça a história do MAC Paraná