Programação

 

 

67º SALÃO PARANAENSE DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Sala 08 do MAC no MON

Completamente reformulado com novas diretrizes que respondem aos debates contemporâneos, a edição de número 67 do Salão Paranaense, prêmio de arte mais longevo do Brasil, apresenta 27 artistas premiados em diferentes ambientes, já que nesta edição o público poderá ter contato com as obras de forma virtual e presencial no próprio museu, nos espaços públicos da cidade com uma programação de performances e intervenções urbanas, e na internet, por meio de uma mostra virtual no site do MAC Paraná. 

A mostra física está montada na Sala 08 do MAC no MON. 

Curadoria de Milla Jung, Emanuel Monteiro, Ana Rocha e Fabrícia Jordão. 

CATÁLOGO DIGITAL

 

 

 

 

 

 

CURSO ON-LINE: "ARTE BRASILEIRA DOS ANOS 1960 E 1970 - DIÁLOGOS COM O ACERVO DO MAC-PR"

com Pollyanna Quintella

 

Sobre o curso: Os anos 1960 e 1970 presenciaram uma radical experimentação no campo artístico, expandindo conceitos, categorias e possibilidades da arte frente à esfera pública e ao seu contexto sócio-político. No Brasil, tratam-se de duas décadas fundamentais para a emergência de uma produção cultural que lançou algumas das questões que permeiam até hoje a arte contemporânea. Neste curso, nos aprofundaremos em alguns aspectos dessa produção histórica, tendo como foco as obras que integram o acervo do Mac-Paraná em diálogo com obras de outras instituições e coleções. O programa abordará a obra de artistas de diversas partes do Brasil, buscando apresentar estudos de caso, com análise de obras e textos, bem como esmiuçar os contextos de produção, circulação e recepção da arte em seus respectivos momentos históricos.


Público-alvo: Interessados, atuantes ou não, no campo das artes visuais contemporâneas, bem como profissionais de Arquitetura, Design, Comunicação, Ciências Sociais, História, Política, Filosofia, Fotografia, Cinema, Psicanálise, entre outros. Colecionadores, galeristas, gestores e demais agentes dos sistemas das artes também são bem-vindos. 

 

Pollyana Quintella é curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, pesquisadora e crítica cultural, interessada nos trânsitos entre artes visuais e literatura. Formada em História da Arte pela UFRJ, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ com pesquisa sobre o crítico Mário Pedrosa e doutoranda pela mesma instituição. Colaborou com pesquisa para o Museu de Arte do Rio (MAR) entre 2018 e 2021 e escreve para diversos jornais e revistas de cultura. Foi curadora adjunta da exposição FARSA. Lingua, fratura, ficção: Brasil-Portugal, em cartaz no Sesc Pompeia de outubro de 2020 a fevereiro de 2021. É também professora de História da Arte no Brasil.
 

Curso On-line - Plataforma Zoom 

Quando: 20 de outubro de 2022, das 19h30 às 22h (carga horária: 2h30)
Investimento: R$ 180,00 (inteira) e R$ 90,00 (meia estudantes) 

Realização: Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC)

Mais informações: aamac.pr@gmail.com 

 

INSCRIÇÕES