Ciclo de Diálogo apresenta MAC-PR aos gestores e dirigentes municipais de cultura 29/04/2022 - 15:44

Criado em 1970, o Museu e Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR é o tema do Ciclo de Diálogo com os Municípios da próxima terça-feira. Aberta a todos os gestores e dirigentes municipais da cultura do Estado, a videoconferência será realizada entre 9h30 e 10h30.

A abertura será feita pela superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. Na sequência a curadora e pesquisadora Ana Rocha, diretora MAC-PR, fará a apresentação do museu aos participantes. Ana irá apresentar uma breve história da instituição, o acervo do museu e os programas educativos e de exposições, explorando as possibilidades de ações conjuntas com os municípios do Paraná.

O Ciclo de Diálogo com os Municípios é um programa criado para levar informações e trocar experiências sobre políticas culturais, instituições e projetos que possam fomentar a cultura no Estado.

Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná é uma conquista da classe artística, que, nos anos 1960, reivindicou a criação de um museu que abrigasse experimentações e propostas de arte contemporânea — o espaço completou 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea. Atualmente, seu acervo é composto por mais de 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer. 

Serviço: 
Ciclo de Diálogo com os Municípios – MAC-PR
Terça-feira (03/05)
Horário: 9h30 às 10h30
Transmissão ao vivo pelo canal Cultura Paraná no YouTube