Coletivo Brutas inaugura a Sala Aberta, novo projeto do Museu de Arte Contemporânea do Paraná 01/04/2024 - 10:53

A partir desta quarta-feira (3) o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) inicia seu novo projeto, partindo da construção de um espaço para situações artísticas em uma de suas salas. A Sala Aberta funcionará em três períodos, relativos à permanência de um coletivo e dois artistas convidados. O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. O primeiro a utilizar, de 3 de abril a 1º de maio, será o Coletivo Brutas, que propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida de projetos artísticos.

Haverá um momento de recepção do público na quarta-feira, às 19h, com acesso gratuito pela rampa caracol do MON. Após a cerimônia, a Sala Aberta poderá ser visitada a partir de 4 de abril, no horário de funcionamento do museu.

Brutas é um coletivo de cinco artistas formado por Érica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Pac Calory em 2015 em Curitiba. O coletivo se define como um microcosmo criado pela subjetividade que cada um desses corpos carrega.

A proposta central da ocupação do coletivo no MAC Paraná gira em torno da reflexão sobre o ciclo de vida dos projetos artísticos, explorando as relações de desejo por meio da reexibição de algumas de suas obras. “O coletivo Brutas tem uma função fundamental, porque, mais uma vez, elas vão convidar o corpo do público a interagir com os trabalhos que foram apresentados pela primeira vez na exposição transáveis”, diz Joanes Barauna, uma das curadoras do projeto e diretora artística do MAC Paraná.

O tempo respectivo ao Coletivo Brutas será organizado em torno de dois temas principais: o Espaço Expositivo e o Espaço de Pesquisa. Ambos se manterão interligados e em constante comunicação.

Durante a ocupação, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma programação variada, que inclui a visitação ao Espaço Expositivo e ao “Parquinho das Brutas”, um ambiente projetado para a interação lúdica direta com as obras. Além disso, o coletivo fará performances artísticas.

SALA ABERTA – Depois das Brutas, o projeto dará espaço a Rimon Guimarães, um multiartista de Curitiba com forte ligação à arte urbana. Sua ocupação da Sala Aberta ocorrerá de 1º de maio a 5 de junho.

Em seguida, de 5 de junho a 3 de julho, Nicholas Steinmetz assume a Sala Aberta. O artista cria um universo próprio utilizando um repertório de figuras que contemplam uma virilidade fictícia, abordando questões de gênero, sexualidade e as estruturas sociais.

Recepção da Sala Aberta

3 de abril, às 19h (com acesso gratuito pela rampa caracol do MON)

Sala Aberta

Curadoria: Carolina Loch e Joanes Barauna

Visitação de 4 de abril a 3 de julho, na sala 9 do MAC no MON

Endereço: R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Acesso gratuito toda quarta-feira.

Todos os dias: gratuito para menores de 12 anos e maiores de 60 anos