Com novas diretrizes e categorias, vem aí o 67º Salão Paranaense 10/09/2020 - 12:03

Em 2020, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná comemora 50 anos de fundação e chega também à 67º edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea, tradicional prêmio aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional. Esta edição do Salão Paranaense apresenta uma série de reformulações expressas em novas categorias de premiação, além de novas diretrizes e critérios de seleção de trabalhos. 

Tendo em vista o contexto pandêmico, o prêmio passou por reformulações estruturais em suas categorias para abarcar trabalhos artísticos que tenham novas mídias como ponto de partida de suas propostas, permitindo assim a apresentação destas obras, tendo a internet como suporte principal. 

Além de um destaque inédito para arte contemporânea digital, o 67º Salão Paranaense reforça uma profunda revisão crítica sobre a coleção do MAC-PR e as lacunas históricas que nela existem. Considerando que grande parte do acervo do museu é formado por obras premiadas pelo Salão, e uma parcela expressiva destas obras tem como autores artistas homens cisgênero brancos, esta edição do prêmio tem como objetivo ampliar a diversidade de vozes e narrativas representadas neste acervo. A comissão julgadora levará em consideração, portanto, critérios de representatividade social e pluralidade de trabalhos artísticos - diretrizes que já vêm sendo consideradas pela diretoria na escolha da programação curatorial e expositiva nos últimos anos. 

Aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional, o 67º Salão Paranaense irá premiar 30 propostas com o valor de R$ 5.000/cada. Bem como em edições anteriores, o salão oferece um mesmo prêmio de participação a todas e a todos os artistas participantes, sem distinção de valores por categoria classificativa. 

 

Novas categorias - 

Acompanhando os desdobramentos da pandemia de Covid-19 e com ela as necessidades de repensar a produção e a apresentação da arte contemporânea pela importância do distanciamento social, além de enfatizar o processo de revisão de sua história e políticas de acervo e aquisição do MAC-PR, a edição 67 do Salão Paranaense irá contemplar trabalhos artísticos nas quatro seguintes categorias:

 

Categoria 1: 8 (oito) trabalhos realizados de arte digital, linguagem web arte e ou audiovisual que usem a web como interface para realização;

Categoria 2: 8 (oito) trabalhos realizados em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação;

Categoria 3: 6 (seis) propostas de ações performances ou intervenções urbanas para serem realizadas durante o período da exposição;

Categoria 4: 8 (oito) textos de reflexão crítica sobre arte contemporânea a partir do tema “poéticas e políticas de reparação”.

 

Como órgão público, o MAC-PR entende que suas ações integram um plano estratégico maior de soluções para a cultura, reforçando o papel fundamental da arte na vida em sociedade e convoca as(os) artistas a pensar, de forma coletiva, como criar novas experiências artísticas no ambiente digital. Para a diretora do museu, Ana Rocha, “Vivemos um momento único, no qual não é possível produzir uma exposição que ignore o que está acontecendo. Nesse sentido, as novas diretrizes do museu apontam como sendo fundamental a realização de mostras que sejam não apenas visitáveis, mas também socialmente relevantes”, afirma. 

As inscrições para o 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea vão de 10 de setembro até 25 de outubro de 2020, e deverão ser realizadas por meio do preenchimento de formulário online, disponibilizado no site do museu (hiperlink). O edital completo com todas as informações também pode ser encontrado acessando o site do MAC-PR. 

Dúvidas e demais informações: mac@secc.pr.gov.br . 


 

SERVIÇO -

67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea

Inscrições: de 10 de setembro até 25 de outubro de 2020

Edital e formulário de inscrição: www.mac.pr.gov.br 

Realização: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná e Museu de Arte Contemporânea do Paraná