Festival de Audiovisualidades do MAC-PR inicia itinerância pelo interior nesta quarta-feira 09/07/2024 - 15:08

O Festival de Audiovisualidades do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) começa nesta quarta-feira (10) sua itinerância, com apresentações em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e Londrina, no Norte. O festival celebra a produção audiovisual contemporânea, trazendo uma seleção diversificada de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos. Além das exibições, a programação inclui bate-papos com especialistas das artes e do audiovisual.

Promovido pela Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC), em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o festival busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a reflexão e expressão artística.

O evento iniciou na semana passada, entre os dias 4 e 7 de julho, com uma programação diversificada que incluiu exibições de filmes e debates com profissionais do setor.

Beatriz Vasconcelos, professora de Cinema e Audiovisual na UENP, destacou a importância do festival. “Vem suprir uma lacuna na cidade e no Estado, dando voz a artistas e pesquisas dedicados às formas contemporâneas do audiovisual, suas questões estéticas e éticas, e criando um espaço de interlocução entre artistas e público”, disse.

Nesta quarta-feira (10), em Jacarezinho, e sexta-feira (12), em Londrina, o Festival continua com suas exibições itinerantes. Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, a democratização do acesso é essencial para não limitar a programação apenas a Curitiba. “Estamos expandindo nossas atividades para outras cidades, garantindo que o conteúdo da Capital seja compartilhado e reforçando a ideia de que o MAC-PR não é apenas um museu de Curitiba, mas sim do Estado todo”, afirmou.

JACAREZINHO – Em Jacarezinho, no dia 10 de julho, às 20h, será apresentada a mostra "Diversidade, Memória e Resistência" no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP. O evento contará com um bate-papo com a curadora Aricia Machado, mestra em Cinema e Artes do Vídeo e em Ecologia e Evolução, além de artista multimídia e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar.

LONDRINA – O festival segue para Londrina, onde a mesma mostra "Diversidade, Memória e Resistência" será apresentada às 19h, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Após a exibição, haverá uma mesa de conversa com a professora Maria Cristina Cavaleiro, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em políticas educacionais, gênero e sexualidades, e o professor Richard Gonçalves André, pós-doutor em História pela USP e pesquisador da história das religiões e fontes imagéticas.

DIVERSIDADE, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA – Essa mostra tem como propósito destacar perspectivas sub-representadas no campo audiovisual, contribuindo para a conscientização e o diálogo sobre questões de raça, gênero e sexualidade. Com 10 obras audiovisuais selecionadas por edital de inscrição de artistas, a mostra itinerante tem como um dos curadores o pesquisador e artista visual Fábio Noronha, pós-doutor em Processos Artísticos Contemporâneos.

Para o curador do Festival, Fábio Noronha, até os anos 1980 a integração entre vídeo e arte era raramente vista em museus e galerias no Paraná. "A importância da ação da AAMAC para a ampliação do acervo de videoarte do museu é, então, destacada pela própria história do vídeo no Salão Paranaense dos anos 1980 e 1990: nesses vinte anos, cerca de dez trabalhos em vídeo foram selecionados", diz.

Confira as obras em exibição:

"Práticas de Cura, Memórias de uma Benzedeira" – Tiago Angelo

"Todo es de color" – Francisco Mallmann

"A água que cai do céu é absorvida pelo solo" – Mari Queiroz

"PORTAIS 3.1" – Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual

"Te Esqueci no Deságue do Meu Peito" – Júlia Sakemi

"NÓS" – Coletivo Duas Marias

"Normal a Ditar" – David Jogia

"Carne sobre tela" – Grazi Labrazca

"Perfeita" – Maritza Muniz

"Nhãndê kuery mã hi'ãn rivê hê'yn’ (Não Somos apenas sombras)" – Dino Menezes

Para mais informações, visite o site oficial do evento.

 

Serviço:

1º Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná

Jacarezinho: Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, Av. Marciano de Barros 700 – dia 10 de julho às 20h

Londrina: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, R. Benjamin Constant 900 – dia 12 de julho às 19h

GALERIA DE IMAGENS