Juliane Fuganti assume a direção do Museu de Arte Contemporânea do Paraná 16/10/2024 - 14:17

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) anuncia a nomeação de Juliane Fuganti como sua nova Diretora Geral. Fuganti dá sequência à gestão de Carolina Loch, que deixa o cargo para atuar diretamente na implementação do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, no âmbito da parceria do Governo do Paraná e o Centre Pompidou de Paris (França)

Com uma trajetória consolidada de mais de 40 anos no campo das artes visuais e na academia, Juliane Fuganti traz sua experiência e seu olhar para a gestão do museu, com grande foco na reforma da sede histórica e o desenvolvimento do novo espaço expositivo do MAC-PR na Fábrica de Ideias, um centro de inovação do Governo do Estado que será construído em Curitiba. 

Fuganti tem formação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pós-graduação em História da Arte do Século XX e mestrado em Poéticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além da extensa carreira de mais de quatro décadas como professora, como artista plástica participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Agora, à frente do MAC-PR, planeja ampliar as oportunidades para artistas em formação e fortalecer o museu como um espaço de diálogo entre a comunidade artística e a sociedade. 

Juliane Fuganti iniciou sua carreira na década de 1980, destacando-se como professora de gravura e artes gráficas. De 1991 a 2020, lecionou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde se tornou a primeira diretora do Centro de Artes. Durante sua gestão, implantou o curso de Museologia na instituição e assumiu a primeira coordenação do programa, em 2016. Seus trabalhos já foram exibidos em importantes galerias e museus no Brasil e no exterior, incluindo no próprio MAC-PR, na Galeria Zilda Fraletti, na Casa do Brasil em Madri, além de exposições na França, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. Fuganti também atuou como diretora cultural da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR) e participou de projetos de pesquisa em arte híbrida.

“O convite para assumir a direção do MAC-PR foi recebido como uma honra, mas também como um grande desafio. Quero dar continuidade ao trabalho feito pela gestão anterior e contribuir com minha experiência de 40 anos na produção artística”, pontua” “O MAC-PR pertence a todos: artistas, pesquisadores, à comunidade como um todo. Minha missão é conectar o museu com o lado acadêmico e continuar com essa generosidade que sempre existiu aqui”, afirma a nova diretora.

Segundo a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a trajetória de Juliane Fuganti vai contribuir para a construção de um novo capítulo na história do MAC Paraná, um museu com mais de cinquenta anos de história que, segundo ela, segue se reinventando em suas propostas e suas narrativas. “A íntima relação de Juliane com a arte paranaense e com o cenário contemporâneo enquanto artista, e sua experiência na academia como docente no campo da arte trarão um olhar necessário e fundamentado à gestão”, afirma. “Tenho certeza de que o museu está em excelentes mãos".

A relação entre Juliane Fuganti e o MAC-PR é bastante conectada. Em 1984, ela participou pela primeira vez do Salão Paranaense, evento oficial de artes visuais instituído pelo Governo do Estado do Paraná há mais de 70 anos, promovido pelo MAC. Desde então, Fuganti tornou-se uma presença constante no cotidiano do museu. Anos mais tarde, integrou a diretoria da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea (AAMAC). O acervo do MAC-PR foi, também, um importante objeto de pesquisa em suas atividades acadêmicas. Fuganti se inspira em figuras paranaenses importantes, como Adalice Araújo, artista plástica e crítica de arte, que dá nome a uma das salas do museu. "É muito gratificante que exista uma sala com o nome da Adalice Araújo. Ela foi uma grande pesquisadora e uma pessoa que tive a honra de conhecer. Adalice sempre foi generosa com os artistas, e pretendo seguir esse exemplo de generosidade em meu trabalho com toda a equipe."

Sede histórica e Fábrica de Ideias - A sede do MAC-PR foi fechada em 2018 para um projeto de restauro, que foi interrompido devido a questões judiciais. Após a decisão da Justiça em 2022, o Governo do Estado trabalha para garantir a revitalização completa do complexo, com um novo edital previsto para o início de 2025. Paralelamente, o acervo do museu está abrigado no Museu Oscar Niemeyer (MON), onde ocupa duas salas expositivas, além de exposições na Sede Adalice Araújo, localizado no hall de entrada do prédio sede da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). 

Além da revitalização da sede histórica, Fuganti irá trabalhar no projeto de um novo espaço expositivo do MAC-PR na Fábrica de Ideias, um centro de inovação do Governo do Paraná que será construído no bairro Rebouças, em Curitiba. A nova diretora tem como objetivo entregar esses espaços em sua gestão: “Espero que possamos fazer um bom trabalho e entregar esses espaços tão esperados pela comunidade artística”, conclui.

MAC Paraná – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Serviço:

MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Terça a Domingo das 10h às 18h

Venda de ingressos e entrada até 17h30

Sede Adalice Araújo

Localizado no hall de entrada da Secretaria de Estado da Cultura

Rua Ébano Pereira, 240 - Centro - Curitiba

Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. 

Sábados, das 9h às 13 horas.

GALERIA DE IMAGENS