MAC-PR faz aquecimento para o Salão Paranaense com obras em formato de lambe-lambe nas ruas de Curitiba 26/08/2021 - 14:52

A partir de terça-feira (24), as pessoas que caminharem pela região do Centro Histórico de Curitiba – mais especificamente na galeria do Teatro Universitário de Curitiba (TUC) – e também na região do Moinho Rebouças no bairro Rebouças irão se deparar com uma grande intervenção artística pelos muros. Nesses locais serão aplicados murais de lambe-lambes (técnica de colar cartazes impressos em um papel fino nas paredes da cidade) com obras que recentemente foram incorporadas ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

A iniciativa é dos produtores Giusy de Luca e Bernardo Bravo com o projeto Museu Nas Ruas que, em parceria com o MAC Paraná, levará arte contemporânea para o contexto do dia a dia da população. As obras, escolhidas sob curadoria do museu, são de quatro jovens artistas premiados recentemente no edital do 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. São eles: Moara Tupinambá, Bruno Moreno, Elias de Andrade e Rogério Vieira.

"Para um museu de arte contemporânea é muito importante se conectar com novos públicos e estar presente no dia a dia das pessoas", afirma a diretora do MAC-PR, Ana Rocha. "Não podemos esperar que esse tipo de conexão aconteça somente no momento em que alguém tenha a vontade de ir até um espaço tradicional dedicado à arte, como um museu ou uma galeria. Muitas pessoas inclusive não se sentem confortáveis de visitarem esses espaços. Por isso é tão importante este tipo de rompimento de fronteiras, de desmistificação." 

Museu Nas Ruas e Salão Paranaense – Apresentando em primeira mão ao público obras de artistas premiados pelo 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea, o projeto Museu nas Ruas será uma espécie de aquecimento para a grande inauguração da mostra oficial do Salão, tradicional prêmio aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional e que ganhou uma recente revisão histórica, buscando ampliar a diversidade e pluralidade de vozes representadas no acervo do MAC-PR. A mostra com todos os artistas e obras selecionados pelo prêmio aquisição está prevista para o mês de outubro de 2021. Ao todo foram 1.810 inscrições e 27 propostas premiadas. 

 

 

SERVIÇ0 – Projeto Museu nas Ruas: murais com obras de artistas do acervo do MAC-PR

A partir de 24 de agosto nos seguintes pontos da cidade:

Teatro Universitário de Curitiba (TUC)

Galeria Júlio Moreira, Tv. Nestor de Castro s/nº – Centro, Curitiba. 

Moinho Rebouças

Rua Engenheiros Rebouças, 1732 – Rebouças, Curitiba





 

GALERIA DE IMAGENS

  • 1
    2
    3
    4
    5
    6
    1
    2
    3
    4
    5
    6