MAC-PR participa da 17.ª Primavera dos Museus; confira a programação completa 13/09/2023 - 11:27

A Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), chega este ano à sua 17.ª edição com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. O MAC Paraná participa desta edição com uma série de propostas gratuitas para o público, a partir de ativações das mostras em cartaz, novos eventos, oficinas, mediações e mesas de conversas com artistas convidados. 

Para a diretora Carolina Loch, o MAC-PR está extremamente alinhado com o tema da edição de 2023 da Primavera dos Museus. "Dos últimos para cá, o MAC vem pensando sua programação com todas essas pautas incluídas e tentando, de alguma forma, construir um futuro diferente do que vem sendo feito ao longo da história", afirma. Segundo a diretora do museu, todos os convidados das atividades propostas este ano são muito sensíveis, fortes e potentes. "Eles vão dar conta de oferecer ao público conversas importantes e necessárias, envolvendo as pessoas nas questões de memória, democracia e representatividade LGBT+, Indígena e Quilombola através da arte". 

Confira abaixo a programação completa:

Segunda-feira, 18/09 | das 14h30 às 16h 
Visita guiada na mostra “Ponto de Inflexão”
Local: Sala Adalice Araújo
 

O público poderá participar de uma mediação da mostra, que apresenta três dos artistas premiados no 67.º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. A exposição tem obras de Claudia Lara, Diogo Duda e Rogério Vieira, artistas negros selecionados em um momento de total reformulação do Salão Paranaense – o prêmio de arte mais longevo do Brasil.


Terça-feira, 19/09 | das 19h30 às 20h30
Conversa: “Democracia e Memória na prática artística”, com Ayala Prazeres e Diogo Duda
Mediação: Joanes Barauna
Local: Auditório Poty Lazzarotto 
Inscrições gratuitas pelo formulário: clique aqui  

O tema da 17ª Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. Nessa conversa, propomos um espaço de diálogo para ouvir e entender como cada um dos convidados pensa a democracia em construção no campo artístico, bem como a relação de preservação de suas subjetividades e suas experiências institucionais.


Quarta-feira, 20/09 | das 14h às 16h
Oficina do Educativo: "Malinski-se" 
Inscrições gratuitas pelo formulário: clique aqui 

A oficina será uma celebração do espírito carnavalesco que permeou a obra de André Malinski, convidando os participantes a se deixarem envolver pela sua criatividade. Inspirados pela sua rica produção e pela cativante exposição que o celebra, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na atmosfera vibrante e festiva do carnaval, festa tão importante em nosso país e em sua carreira. Serão disponibilizados diversos materiais para estimular a expressão individual de cada participante, dando vida a máscaras de carnaval únicas. 

Quarta-feira, 20/09 | das 19h às 20h
A Torre: ativação da mostra “Reforma: formas de ver” – Presenças Travestis
Artistas: Malena Stefano, Vitória Gabarda e Yaraçá Silva
Musicistas: Dharma Jhaz
Local: Sala 08 do MAC no MON; entrada gratuita pela rampa caracol

O público poderá acompanhar, neste dia, uma performance chamada “A Torre”. Será uma ativação da mostra “Reforma: formas de ver”, que reúne cinco travestis no espaço expositivo para, assim como na carta do Tarot, intervir em uma estrutura, de forma a evocar mistérios e recriar as presenças naquele espaço. Jogos de visibilidade, presença e materiais enunciam possibilidades de futuro e desejos.

Quinta-feira, 21/09 | das 19h às 21h
Conversa "Memória e Territórios"
Local: Auditório Poty Lazzarotto
Convidados: Yva Ruiz, Fernanda Castro e Luana Mello
Mediação: Milena Ribeiro
Inscrições, cliquei aqui  

Essa conversa propõe entender como cada uma das convidadas pensa a respeito das questões de territorialidade e produção de memória dentro do campo das artes e suas instituições.  


Domingo, 24/09 | das 10h às 18h 
3.° Encontro em Performance – Equinócio de Primavera
Local: Salão de eventos do MAC no MON
Inscrições para performances aqui

Uma nova estação se aproxima e, com ela, temos um encontro marcado. O Encontro em Performance do MAC Paraná, que em setembro chega a sua terceira edição – realizado sempre nos solstícios e equinócios –, será no dia 24 de setembro, das 10h às 18h. Dia do Equinócio de Primavera. Além de artistas convidados, o museu abre também uma chamada aberta a todas e todos que queiram integrar a programação com suas pesquisas e propostas de performance arte, que acontecerão simultaneamente das 16h às 18h.

17ª Primavera dos Museus – A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre anualmente no início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. 

O tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombola” cria espaços de reflexão e diálogo sobre o papel de grupos marginalizados ou inviabilizados na construção artística e democrática do nosso país. 

O objetivo é estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.


SERVIÇO – 17.ª Primavera dos Museus no MAC Paraná
Atividades de 18 a 24 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. 

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba. 
O MAC Paraná está funcionando temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer, devido às reformas em nossa sede original. 

Acompanhe as novidades e a agenda completa do museu através do perfil @mac_parana, no Instagram ou do site: www.mac.pr.gov.br