MAC-PR promove visita à mostra sobre Faxinal das Artes mediada pelo curador 14/02/2023 - 11:53

A exposição celebrativa e histórica dos vinte anos de Faxinal das Artes está chegando ao fim. “20 Anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos” encerra a visitação do público no próximo dia 26 de fevereiro, um domingo. Como parte do encerramento da mostra, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove uma visita à mostra mediada pelo curador e pesquisador, Jhon Voese, em parceria com o Grupo de Pesquisa NAVIS - grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação teórica, histórica e crítica no campo das artes visuais.

A visita está marcada para o dia 24 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, na sala 09 do MAC no MON. Além da mediação das obras e do processo de pesquisa para a exposição, o curador deve trazer ao público fatos e informações sobre sua tese de mestrado.  A pesquisa, realizada na Unespar, tratou da história do evento, realizado em 2002, suas particularidades e também do processo de criação das obras. Para participar não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição prévia e a entrada será gratuita, com acesso pela rampa caracol do Museu Oscar Niemeyer (logo ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio).

SOBRE A MOSTRA - Vinte anos após a primeira exposição com os trabalhos produzidos por quase cem artistas convidados durante o evento de vivência chamado Faxinal das Artes, o MAC Paraná volta a refletir sobre essa coleção tão rica e tão complexa. Em termos materiais, de conteúdo, de registros ou mesmo de definições do que é uma obra terminada, ou o que é um rascunho, um vestígio, ou uma parte num processo.

“Lacunas e processos” procura problematizar não só a coleção do museu, mas também a própria história do evento, realizado entre 17 e 31 de maio de 2002. Apesar dos 20 anos, ainda é difícil compreender algumas questões ou pensar sobre algumas contradições referentes a tudo o que ocorre no âmbito da cultura em nosso Estado.

SERVIÇO - “Lacunas e processos - pesquisa e proposta curatorial”

Visita à mostra "20 anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos" com o curador e pesquisador Jhon Voese e uma conversa sobre sua pesquisa do mestrado e da exposição.

Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer devido às reformas em sua sede. Sala 09.

Entrada gratuita pela rampa caracol do museu, ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio. Horário: 19h