MAC-PR recebe webinário “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes” 30/10/2020 - 17:13

Com o intuito de instaurar um processo de compartilhamento que contribua para a reflexão sobre possibilidades e potencialidades decorrentes da integração entre museus de arte (contemporânea/universitária), universidades e o pensamento curatorial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) recebe, de 10 a 13 de novembro, o webinário “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes”. 

Este seminário virtual, soma de forças e esforços do Grupo de Pesquisa Curadoria e Gestão em Museus de Arte e Centros Culturais Universitários (UNB), Laboratório de Imaginário Radical (UFPR) e do MAC-PR, contará com a participação de pesquisadores, curadores, gestores de museus e docentes de diversas partes do Brasil, América Latina e Portugal, divididos em quatro mesas que serão transmitidas ao vivo e gratuitamente no canal do YouTube do MAC (confira o serviço completo ao final da matéria). 

 

Diálogos e questionamentos 

Considerando a democratização do acesso à cultura como uma dimensão radical da política, quais contribuições surgirão do desenvolvimento de práticas de gestão, pesquisa e curadoria que integrassem docentes, museus e a universidade? Como, desde essa junção, ampliar a interface comunicativa entre a universidade, o museu e as comunidades e somar esforços para envolver os públicos em um processo autônomo de conscientização crítica? 

Como, ainda por meio dessa junção, contribuir para que tanto a universidade quanto os museus de arte se abram a processos de construção de infraestruturas culturais regionais e a formas coletivas e colaborativas de reparação e de constituição de uma museografia situada, em rede e anticolonial? 

Como a partir da parceria museus + curadoria + universidades agenciar curadorias decorrente de levantamentos e pesquisas realizados nas coleções e acervos de museus de arte e que envolvam docentes-curadores, gestores de museus, estudantes universitários e educadores de museus? 


 

Programação de Mesas - 

 

TERÇA (10/11) às 17h

museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes situadas e em redes

Com: Ana Avelar (UNB), Ana Rocha (MAC-PR) e Fabricia Jordão (Laboratório de Imaginário Radical//UFPR)

Mediação:  Ronaldo Corrêa (UFPR)

Link da mesa: https://youtu.be/IWBYKKJymcU

 

QUARTA (11/11) às 17h

Práticas situadas e em rede: onde começa e onde termina o museu?

Com: Natalia de la Rosa (MEX), Raphael Fonseca (Colégio Pedro II - RJ) e Stephanie Dahn Batista (UFPR)

Mediação: Ana Rocha (MAC-PR)

Link da mesa: https://youtu.be/5_h5_P8IjrU

 

QUINTA (12/11) às 17h 

Práticas e agenciamentos curatoriais: apostas políticas (no) porvir.

Com: Raíza Cavalcanti (LabMuseo), Juliana Gontijo (UFSB), Sicília Calado (UFPB) e Cristiana Tejo (NowHere)

Mediação: Fabrícia Jordão (UFPR)

Link da mesa: https://youtu.be/5_h5_P8IjrU 

 

SEXTA (13/11) às 17h

Universidade integra museu, museu habita universidade

Com: Ana Magalhães (MAC-USP), Orlando Maneschy (UFPA) e Francisco Dalcol (MARGS)

Mediação: Ana Avelar (UNB) 

Link da mesa: https://youtu.be/1u207NjJ3jk 

Serviço: 

Webinário “museus + curadoria + universidades: práticas desobedientes, situadas e em redes”

 

De 10 a 13 de novembro de 2020 

Onde: Canal do Youtube do MAC-PR

Transmissão ao vivo, sempre às 17h.

 

Realização: Grupo de Pesquisa Curadoria e Gestão em Museus de Arte e Centros Culturais Universitários (UNB), Laboratório de Imaginário Radical (UFPR) e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.