MAC-PR será palco de peça no Festival de Curitiba 14/03/2019 - 16:30

"Dezembro" trata de temas como a xenofobia e será encenada em uma das salas do Museu de Arte Contemporânea do Paraná


Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

Peça que integra a mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba 2019, o espetáculo "Dezembro", com direção de Diego Fortes, será encenado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) de 4 a 7 de abril — o MAC-PR funciona temporariamente nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Elenco da peça "Dezembro"

Com texto do chileno Guillermo Calderón, o espetáculo da A Armadilha Cia de Teatro, que estreia no festival, trata de temas como xenofobia, família, nacionalismo e política. O pano de fundo da história são os desdobramentos, em um futuro próximo, de uma guerra do Chile contra o Peru e a Bolívia, discutidos na véspera de Natal pelo soldado Jorge e suas irmãs, Paula e Trinidad, interpretados por Alan Raffo e pelas atrizes Fernanda Fuchs e Ludmila Nascarella.

Para a diretora do MAC-PR, Ana Rocha, receber uma peça em uma das salas do museu se conecta com o propósito de levar projetos mais experimentais ao museu e trabalhar em conjunto com outras linguagens de arte, como o teatro e o cinema. "A ideia é conectar o MAC-PR com a produção contemporânea de teatro, cinema, performance e dança", diz.

 Além disso, ressalta Ana, a peça é uma oportunidade de trazer novos frequentadores ao local. "Talvez, o público do festival não frequente necessariamente o MAC-PR. Então essa ação mistura públicos diferentes e plurais."

Sobre os autores

Natural de Santiago, Calderón é diretor, dramaturgo e roteirista. Já colaborou com roteiros de longas-metragens como “Julieta se fue a los cielos” e “O Clube e Neruda”, indicados a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro. O diretor curitibano Diego Fortes é autor de trabalhos como "O Grande Sucesso”, texto pelo qual recebeu o Prêmio Shell de melhor autor em 2017. Só em 2018, encenou três peças latino-americas, entre elas “Molière”, da mexicana Sabina Berman, que conta com Matheus Nachtergaele no papel-título, e “Poses para Dormir”, da argentina Lola Arias.

 

Serviço

Peça "Dezembro"

Estreia nacional na Mostra 2019 do Festival de Curitiba.

Dias 4, 5 e 6 de abril às 21 horas; 7 de abril, às 19 horas.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), sala 9. O MAC-PR está funcionando temporariamente nas dependências do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999).

Ingressos no site do festival.

 

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

GALERIA DE IMAGENS