MAC Paraná divulga programação especial da Semana Nacional de Museus 2025 07/05/2025 - 16:51

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) participa da 23.ª edição da Semana Nacional de Museus com uma programação especial voltada à reflexão sobre o papel dos museus em um mundo em constante transformação. A edição deste ano tem como tema central “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” e se concentra em três subáreas: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas Tecnologias.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O evento reúne museus e instituições culturais de todo o país com o objetivo de valorizar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. Neste ano, as atividades acontecem entre os dias 12 e 18 de maio.

O MAC Paraná participa com uma série de atividades que dialogam diretamente com os eixos temáticos propostos, envolvendo arte contemporânea, educação, práticas colaborativas e tecnologia. A programação é gratuita e inclui oficinas, leitura de portfólios e roda de conversa.

Além disso, a programação conta também com as mostras em cartaz no MAC no MON, com a coletiva “O Acervo do MAC pelo Olhar de Fernando Velloso” e a individual de Guita Soifer, “A Trama Intrincada do Tempo”, com curadoria de Agnaldo Farias. Além disso, a Sede Adalice Araújo abriga a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”, com curadoria de Emerson Persona.

PROGRAMAÇÃO

Leitura de Portfólios com Cleverson Oliveira
Terça-feira, 13 de maio | 14h às 18h

Esta atividade é voltada para jovens artistas que se interessam em profissionalizar sua atuação no campo das artes visuais. A proposta convida os participantes a compartilharem coletivamente seus portfólios com o artista Cleverson Oliveira, que realizará uma leitura comentada de cada um deles.
Inscrições aqui

Oficina de Circuitos em Papel com Ana Lesnovski
Quarta-feira, 14 de maio | 10h às 12h

A oficina, ministrada por Ana Flávia Merino Lesnovski, convida o público a explorar a condutividade por meio da criação de circuitos criativos com materiais do cotidiano, combinando arte e tecnologia. A atividade conta com o auxílio de estudantes do Laboratório Permanente de Estudo e Criação em Arte e Eletrônica – Ste(A)mLab (UNESPAR/FAP) Karina Anjos e Maria Eduarda Fonseca.
Inscrições AQUI

Oficina Tramando o Imaterial: Tecelagem e a Riqueza da Feira do Caruaru
Quarta-feira, 14 de maio | 14h às 16h

A atividade elaborada pela equipe do Setor Educativo do MAC Paraná propõe a criação de peças por meio da tecelagem manual, explorando técnicas básicas com papelão e resgatando elementos simbólicos da Feira de Caruaru. Para participar, não é necessária inscrição prévia.

Roda de conversa com a artista Yaidiris Torres Roche
Quinta-feira, 15 de maio | 10h às 12h

A proposta consiste em criar um espaço de interlocução no qual a busca por compreender e expressar as complexidades que envolvem a imigração como tema central da pesquisa. A investigação aborda um discurso sobre o atravessamento de fronteiras físicas e emocionais, recorrendo às diversas linguagens artísticas, para expor temas como identidade, pertencimento e narrativas de deslocamento.
Inscrições AQUI

SOBRE OS MINISTRANTES

Cleverson Oliveira atua em campos multidisciplinares usando uma linguagem visual que explora os limites da imagem, permeando a experiência do cinema ao desenho. Nasceu em Curitiba em 1972, formou-se na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1994. Em 1996 estudou História da Arte na New York University, em Nova Iorque, onde viveu de 1996 até 2008. Vive e trabalha em Piraquara, Brasil.

Ana Flávia Merino Lesnovski é doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e bacharel em Comunicação Social – Habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná. É docente adjunta na UNESPAR e cocriadora do canal Meteoro Brasil.

Yaidiris Torres Roche é artista visual e designer gráfica formada pela Academia de Belas Artes Eduardo Abela, em Havana. Atualmente, é acadêmica da UNESPAR. Seus trabalhos recentes incluem os curtas “Primórdios” e “Bitácoras”.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Possui também um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, além de um setor educativo ativo.

Serviço
Semana Nacional de Museus no MAC Paraná
12 a 18 de maio de 2025
MAC no MON | Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Sede Adalice Araújo | Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba
Mais informações: www.mac.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS