MAC Paraná promove exibições do Festival Queima na Primavera dos Museus 25/09/2024 - 13:23

As exibições do Festival QUEIMA, produzido pela Torra Filmes, são um dos destaques da programação do MAC Paraná na 18ª Primavera dos Museus. Com foco na diversidade e inovação audiovisual, as sessões do festival de videoclipes incluem janelas de interpretação em Libras, promovendo acessibilidade e inclusão.

O Festival QUEIMA foi o primeiro festival de videoclipes de Curitiba, dividido em cinco mostras: LGBTQIAPN+; Videoclipes Independentes; Amor à Flor da Pele; Mostra Retrospectiva (videoclipes antigos) e Mostra Competitiva. Desde suas primeiras exibições, o festival oferece uma experiência sensorial para pessoas com deficiência auditiva, utilizando uma mochila que transforma frequências musicais em estímulos físicos. "Contamos com a colaboração do grupo Fluindo Libras, que produziu as janelas de Libras de forma criativa, conectando-se com a estética dos filmes", explica Ana Vitoria Miotto Tahan, produtora da Torra Filmes. O festival foi viabilizado por meio do Edital Audiovisual Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão da Lei Paulo Gustavo Paraná.

Para Joanes Baraúna, diretora artística do MAC Paraná, o museu busca explorar novas linguagens audiovisuais, e os videoclipes são um exemplo dessa nova abordagem. “Dentro desse contexto, o Festival QUEIMA se destacou pela criatividade das obras apresentadas, e pela acessibilidade e inclusão”, afirma.

As exibições são gratuitas mediante inscrição, sem necessidade de pagamento para entrada.

 

Mostra de Videoclipes – Festival o QUEIMA

Quarta-feira (25/09), das 16h às 18h

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

O Festival de Videoclipes de Curitiba recebeu um total de 375 videoclipes, inscritos de todos os cinco cantos do Brasil. Destes, 27 foram selecionadas para comporem uma Mostra Competitiva e concorrerem a cinco prêmios: Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Videoclipe (voto popular). Nesta sessão, a direção artística do festival fez um recorte sobre a seleção de clipes dessa mostra para, principalmente, ilustrar o carácter inventivo e revolucionário da interpretação em Libras inserida em cada obra exibida. As exibições acontecem no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Entrada livre.

 

Bate Papo: “Criação de Janela de Libras para Videoclipes”, com Fluindo Libras

Quinta-feira (26/09), das 14h às 15h30

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

Este bate-papo abordará o processo de criação de acessibilidade linguística nos videoclipes selecionados para o Festival QUEIMA. A equipe de tradutores ouvintes e surdos da Fluindo Libras compartilhará suas experiências na elaboração e execução das janelas de Libras. O evento será realizado no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita via inscrição neste link.

 

Mostra Temática de Videoclipes – Festival QUEIMA

Quinta-feira (26/09), das 16h às 18h

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

No QUEIMA, Festival de Videoclipes de Curitiba, foram propostas quatro mostras temáticas: Mostra LGBTQIAPN+, Mostra Independente, Mostra Retrospectiva e Mostra Amor À Flor da Pele. Nesta sessão, a Direção Artística do Festival selecionou alguns clipes de cada mostra para proporcionar um panorama geral do festival e de sua iniciativa de destaque: o caráter da tradução em Libras dos videoclipes. As exibições ocorrerão no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita via inscrição neste link.

 

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. A instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.

Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

 

Serviço:

MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

 

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

 

GALERIA DE IMAGENS