MAC Paraná promove oficina voltada a diferentes linguagens artísticas 18/07/2025 - 16:11

Como parte da programação do “MAC de Portas Abertas”, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná promove no dia 29 (terça-feira), das 14h30 às 16h30, a oficina “Diálogos possíveis entre acervos de artes visuais e sonoros”, com Ana Paula Peters. Voltada ao público de educadores e pessoas interessadas no tema, a atividade propõe uma conversa sobre os cruzamentos entre diferentes linguagens artísticas.
A oficina será na sala 08 do MAC no MON (Rua Marechal Hermes, 999). As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições devem ser feitas AQUI . A confirmação será enviada via WhatsApp, com todas as instruções de acesso ao museu. A participação é gratuita.
A atividade parte da exposição em cartaz no MAC-PR “O Acervo do MAC pelo Olhar de Fernando Velloso”, com curadoria do primeiro diretor da instituição, para refletir sobre como diferentes tipos de acervos, visuais e sonoros, articulam-se em processos de pesquisa, curadoria e mediação. Também serão apresentadas partituras e outros suportes relacionados à música, com a execução ao vivo de uma peça musical na flauta transversal, conduzida pela própria facilitadora.
SOBRE A FACILITADORA – A condução da atividade será realizada por Ana Paula Peters, flautista, historiadora e bacharel em Museologia. Professora da Unespar, desenvolve pesquisas sobre música e cultura popular com foco na produção de memórias e preservação de acervos sonoros. É autora do livro “Nas trilhas do Choro” e atua como palestrante e mediadora em museus e espaços culturais, com ênfase no patrimônio imaterial.
PROJETO – O "MAC de Portas Abertas" é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade.
É possível enviar uma proposta de atividade por meio deste link .
Serviço:
“Diálogos possíveis entre acervos de artes visuais e sonoros”, com Ana Paula Peters
Data: 29 (terça-feira)
Horário: 14h30 às 16h30
Público: educadores e interessados no tema
Inscrições: formulário disponível AQUI
Vagas limitadas.