MAC Paraná reabre suas portas com mostra inédita de Dulce Osinski 05/05/2021 - 12:20

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná tem a honra de apresentar a exposição “Verdeazul”, da artista paranaense Dulce Osinski. A proposta de realizar essa mostra vem de longa data, suscitando um contínuo diálogo entre a artista e o museu. Em 2013, a artista doou para a coleção do museu um grande conjunto de suas obras, que hoje somam mais de cinquenta peças em acervo.

Sua relação com o MAC Paraná se iniciou na década de 1980. Dulce participou de sete edições do Salão Paranaense, sendo premiada em 1990 (47ª edição), ano em que realizou sua primeira individual no MAC, intitulada “Retratos de família”, uma exposição que marca a trajetória da artista. Sua atividade como docente também a aproximou do MAC: temos em nossos registros a realização de diversas oficinas e eventos com a participação da artista e de seus alunos.

Assim, desse diálogo extenso com a instituição e com o curador Benedito Costa Neto, nasceu essa exposição, que abrange a produção mais recente da artista, entre pinturas, gravuras e aquarelas produzidas entre 2008 e 2021. Essa exposição é acompanhada de uma segunda, realizada na Sala Adalice Araújo, na sede da Superintendência-Geral da Cultura, onde o público pode conhecer as obras de Dulce Osinski que fazem parte da coleção do MAC Paraná.

“Esses trabalhos, que partem de alguns elementos naturais que me são caros, possuem relações com experiências anteriores, em que estratégias como a modulação e a exploração dos múltiplos já estavam presentes”, afirma Osinski. “Muitas das obras são pensadas como instalações e se relacionam com o espaço expositivo de formas diversas a cada vez que são montadas.”

Sobre a artista - Dulce Osinski nasceu em Irati, PR, em 1962. É formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, onde atua como docente. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em museus e centros culturais no país e no exterior, destacando-se as realizadas na Bolívia, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia. Dentre os principais prêmios conquistados, destacam-se os da VIII Mostra do Desenho Brasileiro, 47° Salão Paranaense, X Mostra da Gravura- Cidade de Curitiba, e 1ª Bienal Nacional de Gravuras de São José dos Campos.

Possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, como a Australian National Gallery de Camberra, Austrália, o Museu de Majdanek, na Polônia, o Museu Oscar Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, ambos em Curitiba.

MAC Paraná
Funcionando temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer devido à reforma em sua sede.

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Sala Adalice Araújo – localizada no edifício sede da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura. Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba/Paraná.
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Siga o MAC nas redes sociais: Instagram; Facebook.
www.mac.pr.gov.br