Mês da Mulher no MAC Paraná: nova mostra no museu destaca produção contemporânea de artistas do Oeste do Estado 02/03/2023 - 14:07

Em março, Mês da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura uma nova exposição: “Forjada pelo tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, do município de Cascavel, oeste do Paraná. A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação.     
O Coletivo, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino. As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise num jogo performático onde são registradas as imagens, e as obras são o resultado da criação de várias personagens femininas, reforçando o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial. 


Com a curadoria de Massimo Scaringella e Brugnera , “o Coletivo Duas Marias, por meio da fotografia, instalações e vídeos, cruza histórias femininas mostrando a representação da condição humana contemporânea, entre a dimensão natural do tempo que passa e a identidade que busca se libertar, engajando-se na busca da sedução e sensualidade. Com uma série de imagens que são evidentemente narrativas, as artistas constroem seu silabário, que se torna cada dia mais coerente e mais adequado, inclusive em sua composição estética. Suas performances abordam o tema do corpo como um lugar de introspecção capaz de fazer várias perguntas interessantes. Jogadas entre a ação e a paixão, numa viagem entre camadas e cômodos da essência de uma pessoa, as obras questionam imediatamente a possibilidade de atingir a alma por meio da representação do corpo, como se conhecesse e expressasse seus segredos mais íntimos” como declarou Scaringella.


As artistas contam que estão muito felizes com a abertura da mostra e que a expectativa e a ansiedade são grandes, já que essa é a primeira exposição individual do Coletivo Duas Marias. Nani Nogara explica ainda que "a exposição Forjada pelo Tempo versa sobre o feminino; buscamos inspiração na mitologia e na história da arte para falar sobre a condição feminina atual, sempre observada através da evolução dos tempos."
Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, o trabalho do Coletivo apresenta temas muito urgentes de uma maneira sensível, mas nem por isso menos potente. "Os trabalhos são fortes e fazem com que a gente passe por essas obras sem sermos mais o que éramos antes de conhecê-las. Principalmente para nós, mulheres, são trabalhos que fazem com que a gente se reconheça."
A diretora aponta também que a vinda de artistas cascavelenses ao MAC, sediado em Curitiba, é fundamental para o estímulo da produção artística contemporânea paranaense e para a visibilidade de artistas de cidades do Estado para além da capital.


SOBRE - O Coletivo Duas Marias é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara. Seu trabalho parte da fusão da fotografia com a performance, a partir da temática do feminino na arte. Para cada personagem representada, são realizadas pesquisas, cria-se um cenário, um figurino e uma performance. O resultado desse trabalho é a fotografia performática.
Para a crítica de arte Leonor Amarante, "o Coletivo Duas Marias nos remete ao campo expandido da arte contemporânea e suas multiplicidades. As artistas Nani Nogara e Malu Rebelato transcendem campos formais, trabalham com fotos/performances e navegam por circuitos simbólicos promovendo um hibridismo entre a ecologia e a arte visual, a poesia e o vídeo, a escultura e o teatro."
As artistas se conheceram durante a faculdade de Arte, em Cascavel, e desde então são parceiras, com "um repertório inspirado no feminino e em suas vertentes sociopolíticas e culturais", como aponta Amarante. 
 

SERVIÇO - Exposição “Forjada pelo tempo”, do Coletivo Duas Marias (Cascavel, Paraná)

Abertura: 14/03, às 19h. Entrada gratuita com acesso pela rampa caracol, ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio (Museu Oscar Niemeyer). 
Local: Sala 09 do MAC no MON 
Período expositivo: 15/03 até 21/05