Pesquisadores e pesquisadoras podem voltar a utilizar o Setor de Pesquisa do MAC presencialmente 03/08/2021 - 16:16

Após mais de um ano fechado ao público e com atendimento exclusivamente on-line, o Setor de Pesquisa e Documentação (SPD) do MAC Paraná retoma o atendimento presencial a pesquisadoras e pesquisadores. Adotando medidas de segurança sanitária e controle de fluxo de pessoas, o SPD abrirá todas as sextas-feiras no período da tarde, mediante inscrição prévia através do site do museu.

Será permitida a presença de apenas uma pessoa por hora no espaço, que atualmente encontra-se na sala administrativa do MAC PARANÁ dentro do Museu Oscar Niemeyer, em razão das reformas na sede do MAC.

Todas as opções de horários podem ser consultadas via formulário no site. Para os interessados em consultar o acervo que ainda não podem ir até o local, o Setor de Pesquisa e Documentação continua oferecendo atendimento à pesquisa remota, também via preenchimento de formulário. 

Sobre o Setor de Pesquisa e Documentação 

O SPD é um dos maiores arquivos do sul do Brasil e é referência nacional em pesquisa nos campos da arte moderna e contemporânea. Responsável por salvaguardar a memória da arte local e nacional, registra sistematicamente, há 50 anos, a produção artística contemporânea brasileira. O setor atende a demandas internas e externas de pesquisa e produz conteúdo sobre a história do museu e sobre as obras que a coleção abriga. 

Esse grande acervo é constituído por uma documentação que reflete a história do próprio museu, do Salão Paranaense, da arte paranaense e de artistas brasileiros que passaram pelo MAC. O arquivo ainda reúne coleções de Dossiês de Artistas, Entidades Culturais, Críticos de Arte, Dossiês de Temas de Arte e Biblioteca.

Acesse a página do SPD aqui neste link.