Primavera dos Museus: MAC Paraná divulga programação inclusiva 19/09/2024 - 17:40

A 18ª edição da Primavera dos Museus, evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá início na próxima segunda-feira, 23 de setembro. Com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) apresenta uma programação voltada à promoção da inclusão e acessibilidade em suas atividades. Grande parte da programação contará com interpretação em Libras.

Contando com a colaboração de parceiros, como a artista visual Érica Storer, a Instituição Inclusive nas Artes, o Festival QUEIMA e a equipe de acessibilidade da Fluindo Libras, os eventos incentivarão a interação entre diversas expressões artísticas e o público, com destaque para práticas colaborativas e acessíveis.

As exibições do Festival QUEIMA, produzido pela Torra Filmes, são um dos destaques da programação do MAC Paraná na 18ª Primavera dos Museus. Com foco na diversidade e inovação audiovisual, as sessões do festival de videoclipes apresentam janelas de interpretação em Libras, promovendo acessibilidade e inclusão.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, algumas requerem inscrição. A programação completa e os formulários de inscrição estão disponíveis, também, na plataforma Visite Museus.

 

Confira a programação completa:

Exposições em cartaz

Coletiva – Sala Aberta

MAC no MON - Sala 09

A mostra reúne trabalhos de artistas que participaram da Sala Aberta, uma proposta da instituição para instaurar um espaço dinâmico de práticas artísticas contemporâneas. Ao longo do projeto, cada artista ocupou a sala expositiva em um respectivo período para apresentar seus trabalhos e criar situações de interação com o público. A mostra “Coletiva” repercute todas essas ocupações, formando uma exposição colaborativa com 24 trabalhos que proporcionam ao público um olhar resolutivo sobre os processos de criação e pesquisa do Coletivo Brutas, Rimon Guimarães, Nicholas Steinmetz, Izadora Figueiredo, Akhan e Luiz Moreira.

 

O Estranho que Mora Comigo

Sede Adalice Araújo

A mostra propõe uma reflexão íntima e provocativa sobre a relação entre o familiar e o desconhecido por meio das obras tridimensionais do MAC Paraná. O projeto nasce da vivência diária dos três curadores, técnicos do acervo, com as mais de 250 obras tridimensionais sob a guarda do museu.

 

Roda de Conversa: Ações Inclusivas nas Artes

Segunda-feira (23/09)

*Atividade de capacitação exclusiva para o quadro de funcionários do MAC Paraná.

 

Oficina: “O Cotidiano como Prática de Performance”, com Érica Storer

Terça-feira (24/09), das 14h às 16h

MAC no MON - Sala 09

Ministrada pela artista visual Érica Storer, a oficina propõe explorar a performance artística a partir das interações cotidianas com objetos. A atividade busca investigar metodologias de pesquisa em performance, considerando como gestos e comportamentos são construídos em diálogo com a linguagem. Inscrições gratuitas neste link.

 

Oficina de Colagem: Explorando técnicas mistas

Quarta-feira (25/09), das 10h30 às 12h

MAC no MON - Sala 09

Com interpretação em Libras

A oficina explora as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e finalizando com a composição. Também propõe o uso do giz de cera para desenhar sobre a colagem, mostrando como esses dois elementos podem interagir. A proposta é incentivar os participantes a experimentarem com a sobreposição de imagens e com o desenho para criar efeitos de textura e profundidade na colagem. Entrada livre.

 

Oficina de Mosaico Criativo

Quarta-feira (25/09), das 14h às 16h

MAC no MON - Sala 09

Com interpretação em Libras

A Associação Inclusive nas Artes fará uma oficina de mosaico criativo com material alternativo, utilizando retalhos de molduras de madeira sob superfície de papelão. O objetivo é oportunizar a formação criativa e fomentar o desenvolvimento de habilidades artísticas. Tendo a inclusão como princípio, a oficina será um espaço de troca em um ambiente de respeito e empatia, alegre, aproximando as pessoas, aumentando a confiança, auto estima, combate ao stress, autonomia e sociabilidade entre todos. Entrada livre.

 

Mostra de Videoclipes – Festival o QUEIMA

Quarta-feira (25/09), das 16h às 18h

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

O Festival de Videoclipes de Curitiba recebeu um total de 375 videoclipes, inscritos de todos os cinco cantos do Brasil. Destes, 27 foram selecionadas para comporem uma Mostra Competitiva e concorrerem a cinco prêmios: Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Videoclipe (voto popular). Nesta sessão, a direção artística do festival fez um recorte sobre a seleção de clipes dessa mostra para, principalmente, ilustrar o carácter inventivo e revolucionário da interpretação em Libras inserida em cada obra exibida. As exibições acontecem no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Entrada livre.

 

Bate Papo: “Criação de Janela de Libras para Videoclipes”, com Fluindo Libras

Quinta-feira (26/09), das 14h às 15h30

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

Este bate-papo abordará o processo de criação de acessibilidade linguística nos videoclipes selecionados para o Festival QUEIMA. A equipe de tradutores ouvintes e surdos da Fluindo Libras compartilhará suas experiências na elaboração e execução das janelas de Libras. O evento será realizado no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita via inscrição neste link.

 

Mostra Temática de Videoclipes – Festival QUEIMA

Quinta-feira (26/09), das 16h às 18h

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Com interpretação em Libras

No QUEIMA, Festival de Videoclipes de Curitiba, foram propostas quatro mostras temáticas: Mostra LGBTQIAPN+, Mostra Independente, Mostra Retrospectiva e Mostra Amor À Flor da Pele. Nesta sessão, a Direção Artística do Festival selecionou alguns clipes de cada mostra para proporcionar um panorama geral do festival e de sua iniciativa de destaque: o caráter da tradução em Libras dos videoclipes. As exibições ocorrerão no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita via inscrição neste link.

 

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. A instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.

Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

 

Serviço:

MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h

 

Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba

 

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 - Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h30 às 18h

 

Acesse: MAC Paraná na 18ª edição da Primavera dos Museus

GALERIA DE IMAGENS