Setor de Pesquisa do MAC-PR continua aberto ao público 14/06/2019 - 15:00

 

Espaço agora fica dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), que está abrigando o Museu de Arte Contemporânea durante a reforma em sua sede

           

O Setor de Pesquisa e Documentação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) continua à disposição dos pesquisadores, agora dentro da estrutura do Museu Oscar Niemeyer (MON) — durante a reforma de sua sede no centro, o museu está abrigando todos os departamentos do MAC, além de disponibilizar as salas 8 e 9 para exposições.
Pesquisa MAC-PR
O Setor de pesquisa continua aberto aos pesquisadores, agora dentro da estrutura do MON.


Responsável por registrar a memória das artes visuais, a Pesquisa conta com uma biblioteca especializada, organizada pela Rede de Informações Museus Paraná (Pegamum Museus), com aproximadamente 4.225 títulos. Há ainda 200 títulos de periódicos, hemeroteca com documentação sobre diversos artistas e instituições, textos críticos de arte e outros assuntos relacionados.  Guarda ainda a documentação institucional do museu e do Salão Paranaense desde o seu início, em 1944.

A Pesquisa trabalha também na atualização constante do cadastro dos artistas do acervo, na triagem da doação de materiais e no levantamento de informações para montagem de cronologia nas exposições do MAC-PR, em textos para catálogos e no registro de toda a memória do acervo.

Como consultar

O Setor é aberto ao público para pesquisas e consultas locais mediante agendamento (veja os detalhes no serviço abaixo), e recebe pessoas de todo o país. O pesquisador pode escanear e fotografar os materiais que deseja, mas eles não saem da estrutura por empréstimo. Além disso, o acervo do MAC-PR está disponível on-line para pesquisadores na Rede de Informações Museus Paraná (Pergamum Museus).  

 

Serviço:

O Setor de Pesquisa funciona para atendimento a pesquisadores e comunidade de terça a sexta-feira das 10h às 18 horas, mediante agendamento pelo telefone: (41)  3233-6872 ou no e-mail pesquisamac@seec.pr.gov.br. Acesso pela entrada principal do MON. *Os pesquisadores estão isentos do valor do ingresso. 

 

MAC-PR 50 Anos

Criado em 11 de março de 1970 por decreto oficial, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná completa 50 anos em março de 2020. Desde o início do seu funcionamento, foi responsável por ser um espaço de tendências e discussões sobre arte contemporânea. Atualmente, seu acervo é composto por 1.800 obras de artistas paranaenses e brasileiros, além de estrangeiros. É referência em pesquisa e documentação no Estado para pesquisadores da área e realiza ações de arte e educação para a comunidade. Sua sede, (no centro de Curitiba, onde estava desde 1974) está fechada para reforma e restauro. Por enquanto, o MAC-PR funciona nas salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

GALERIA DE IMAGENS