Vem aí o 2º Encontro em Performance do MAC do Paraná 16/06/2023 - 10:15

Em pleno solstício de inverno, dia 21 de junho, quarta-feira, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná irá promover a segunda edição do projeto Encontro em Performance, focado no estudo e na prática de performance artística. A proposta central é abrir espaço institucional para que artistas se encontrem no museu e realizem suas práticas livremente, sem roteiros pré-estabelecidos e podendo ser acompanhados pelo público externo interessado nesse campo de expressão.

O 2º Encontro em Performance vai reunir cinco artistas: Caio Gusmão Ferrer, Camillat, Eduardo Amato, Stéfani Belo e Ricardo Nolasco. Os artistas apresentarão suas performances a partir das 11 horas, na Sala Adalice Araújo. O espaço fica localizado no hall do edifício sede da Secretaria de Cultura do Paraná (Rua Ébano Pereira, 240, Centro - Curitiba).

Além dos artistas confirmados, o museu abre espaço para pessoas que tenham interesse em participar com suas pesquisas performáticas a partir das 11h58 da manhã, horário do solstício de inverno. Basta se inscrever neste formulário para se juntar ao encontro: https://forms.gle/7E5nWahL9YXetSzQ8

A periodicidade desse e dos próximos Encontros em Performance será sempre alinhada com os equinócios de outono e primavera e solstícios de inverno e verão, ou seja: acontecerão quatro vezes ao ano.

ARTISTAS CONFIRMADOS
Caio Gusmão Ferrer
é pessoa não binária, branca, 30 anos. Licenciade em Geografia pela UNICAMP e artista de Arte Acción/Performance. Trabalha como produtore no espaço AT|AL|609 e também esteve vinculade via ProAC em 2016 e 2017. Atua como Educadore Comunitárie na área de prevenção ao HIV e outras ISTs pela ImPrEP.

Camillat é bacharel em Artes Visuais e Mestranda em Poéticas Visuais pela Unicamp, Camillat atua como artista visual e participa de festivais e exposições no Brasil e exterior. Atualmente gerencia e produz as atividades do espaço cultural Fêmea Fábrica – do qual é idealizadora, na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Eduardo Amato é artista da performance arte. De Castro, mora e trabalha em Curitiba. Dirige o PF espaço de performance art etc e é mestrande em Artes pela Unespar.

Stéfani Belo é artista transexual, nordestina e errante. Faz dos lugares por onde passa parte fundamental de sua criação artística em plataformas multimidiáticas.

Ricardo Nolasco é artista de cabaré, performer, diretor, tarólogo, escritor, roteirista, poeta da presença, situacionista, professor de artes cênicas e performática e flâneur. Graduado em Artes Cênicas pela UNESPAR/FAP. É mestrando pela UNIRIO com a pesquisa Cabareturgia: como se escreve cabaré? Cofundador da Selvática Ações Artísticas (Curitiba) e da ULC (Universidade Livre de Charlatanismo).

MOVIMENTO INTERNACIONAL – Inédito no Paraná, o Encontro em Performance tem inspiração direta em um movimento internacional de artistas de performance, o Same but Difference: Equinox. Em 2017, durante o simpósio Being in Public: Encounters Outer Place / Inner Space, realizado na Irlanda do Norte, um artista chamado Chumpon Apisuk propôs a instauração de ações públicas pela liberdade e democracia realizadas sempre nos equinócios de março e setembro.

Em setembro de 2017, 283 artistas de 45 cidades e 29 países performaram simultaneamente em espaços públicos. Desde então, os equinócios vêm se constituindo num movimento por meio de sessões abertas em espaços públicos, em diferentes localidades, mantendo viva a ideia de um dia de ações públicas em performance.

No MAC Paraná, o encontro surge da necessidade do museu em chancelar institucionalmente as iniciativas em performance da arte contemporânea paranaense, abraçando a proposta apresentada por Eduardo Amato, artista castrense focado em performance.

SERVIÇO - 2º Encontro em Performance do MAC Paraná
Dia 21 de junho, das 11h às 13h
Performance aberta a partir das 11h58 da manhã (solstício de inverno)
Local: Sala Adalice Araújo (Secretaria de Cultura do Paraná)
Rua Ébano Pereira, 240, Centro - Curitiba.
Para participar do encontro com sua proposta de performance artística, inscreva-se no formulário: https://forms.gle/7E5nWahL9YXetSzQ8