Categoria 1 | Bianca Madruga

bianca

 

Bianca_madruga_video

 


“Num primeiro movimento os trabalhos trazem uma noção de horizonte. Talvez por uma espécie de dupla cidadania da palavra, que diz respeito tanto a um tempo quanto a um espaço.Também por haver aí um diálogo potencialmente frutífero com a história da relação do humano com a alteridade, mas ainda, e principalmente, porque ao que parece essa noção tem organizado, num certo sentido, o modo com o qual se pensa coletivamente uma ideia de futuro. ‘Ele (o horizonte) não oferece à vista senão uma parte da paisagem ou das coisas, das quais ele sonega ao olhar a face oculta. Ele só lhes dá um contorno provisório, sempre suscetível de ser substituído: as coisas sempre nos são dadas por esboços sucessivos e o horizonte da paisagem recua na medida em que se avança em direção a ele. É um limite em aberto, não uma cerca’ (Michel Collot, 2016). 

Quando digo horizonte me refiro a um estado de coisas que diz respeito tanto ao tempo/espaço quanto a um modo de narrar. Pensar o perto e o distante, o contorno das significações em diversas regiões da vida, o que pode ser dito, o impossível da linguagem, seus restos. Começa a se desenhar uma ideia de itinerário que traria corpo a esses afetos. Pensando na ideia de itinerário, o método é o desvio. Porque parece que todo esse trabalho parte de um desejo de aprender a ver e, ao mesmo tempo, há uma grande luz (a luz do pensamento hegemônico) que asfixia o olhar. E é mesmo sob o signo da cegueira que parece se encontrar o presente. O trabalho se coloca sempre nesse lugar de desvio, de propor uma disrupção na pretensa neutralidade dos espaços, geografias, limites, fronteiras.”

Bianca Madruga. 
 

Título Relógio que atrasa não adianta, 2021
Artista Bianca Madruga

Técnica

Performance transmitida ao vivo
Duração 3h
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro  

 

 

 

 

Bianca Madruga

Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É graduada em Filosofia e mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda em Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Além de artista visual, Bianca é gestora cultural do espaço A MESA. Desde 2015, o projeto A MESA abrigou mais de 26 exposições, de diversos artistas e curadores, debates, encontros de poesia e ações pela cidade.

bianca