Categoria 1 | Jessica Madona

 

jessica

 

 

 

 

O levante antirracista nos EUA após o assassinato de George Floyd e o impacto gerado no mundo reacendeu a chama para a montagem do trabalho “Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta”. Em consonância com o momento histórico atual, Jessica Madona revisita a sua história pessoal e encara os entraves e as dificuldades de despertar a consciência de seu pertencimento étnico-racial, dos preconceitos que sofreu e que sofre, da desconstrução de estereótipos racistas e ideias que estão há muito tempo enraizadas até a compreensão que as imagens distorcidas podem e devem ser ressignificadas.

Tendo como referência obras contemporâneas como de Frantz Fanon, Grada Kilomba, entre outros pensadores e ativistas, Jessica, por meio do seu corpo e de suas memórias, reflete sobre os atravessamentos do racismo e encara a sua condição afrodiaspórica e o processo de reconhecimento de sua pretitude, resgatando assim a sua ancestralidade, sua memória de sobrevivência.

“Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta” evidencia o embate de corpos em dois campos: o do opressor e o do oprimido, e aponta a urgência de desconstruir a branquitude como lugar de manutenção de privilégios e superioridade deslocando-a da posição de norma e hegemonia cultural.

Fonte: Coletiva 3 de Nós. Release "A atriz e performer Jessica Madona estreia o solo 'Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta' "

 

 

 

 

 

Título

Todos te amam até você se assumir preta, 2020/2021​​​​​

Artista Jessica Madona
Técnica Vídeo

Duração / Tamanho

24'55''
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro 2021/ 1820

 

jessica

 

Jessica Madona

Atriz, palhaça, performer, roteirista e arte-educadora. Licenciada e bacharel em Teatro pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Pós-graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Em teatro, atuou em “Vácuo” (2018), do coletivo Kosmos; de 2018 a 2020, atuou em “A Mais Forte”, da Coletiva 3 de Nós, selecionado pelo edital de circulação de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Jacareí (SP); em 2019, atuou no infantil “Por quê?”, da Companhia Yonis Magnifícas. Atualmente, pesquisa e desenvolve a obra performativa “Todos Te Amam Até Você Se Assumir Preta” e compõe o elenco do espetáculo on-line inédito “Palavra de Mulher”. 

Em audiovisual, atuou no curta “O Poste”, de Lucas Vinhas e Gabriela Giffoni, selecionado pelo Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2017). Roteirizou com Savina João e protagonizou o curta “A Mais Forte”, de Savina João e Clara Ayer, selecionado pelo 17º TIFF – Albânia (2019), pelo First-Time Filmmaker Sessions – Inglaterra (2020), pelo 25° Rabat International Author Film Festival – Marrocos (2020), pelo IV Rota – Festival de Roteiros Audiovisuais – Brasil (2020), onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro de Ficção pelo Júri Popular, e, pelo 15º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões – Brasil (2020). Nesse último, o curta ganhou os prêmios de Melhor Atriz (Jessica Madona) e Melhor Montagem (Clara Eyer).