Categoria 2 | Vulcanica Pokaropa

Banner Superior Vídeo

 

 

O trabalho “Desaquenda” surge por começar o Mestrado e perceber a falta de referência teórica produzida por pessoas como eu, por isso resolvi criar a série, que é meu principal trabalho de Mestrado em Teatro. Pensando em não fazer um trabalho acadêmico no modo que eles pedem. Pensando em outras como eu poder ter acesso a isso. Pensando na minha avó, na minha mãe conseguirem entender o que eu estava produzindo, já que a escrita muitas vezes fica limitada a um público específico.

Por conta dos silenciamentos e apagamentos de nossas existências em todos os âmbitos sociais, resolvi que seria de extrema importância ter a oralidade e a visualidade, já que nossas humanidades são tiradas, eu acredito que trazer as pessoas gesticulando, colocando intenção na voz, tendo esse contato visual, seja algo válido nesse sentido.

Desaquenda é uma série de vídeos onde pessoas Transexuais, Travestis e Não Bináries falam sobre teatro, performance, vida, militância, raça, gênero e várias outras pautas que atravessam o fazer artístico e nossas vidas.

Vulcanica Pokaropa, 2021.

 

Título

Lys Parayso, da série Desaquenda, 2019

Artista

Vulcanica Pokaropa

Técnica vídeo
Duração / Tamanho 10' 18"
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro 2021/ 1827

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título Ventura Profana, da série Desaquenda, 2019
Artista

Vulcanica Pokaropa

Técnica Vídeo
Duração / Tamanho 12' 53"
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro 2021/1828

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título Jota Mombaça, da série Desaquenda, 2019
Artista Vulcanica Ppkaropa
Técnica Vídeo
Duração / tamanho 14' 21"
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro 2021/1829

 

 

vulcanica

​​​​​​

Vulcanica Pokaropa

Travesti formada em Fotografia e mestra em Teatro pela UDESC, sua pesquisa aborda a presença de pessoas Transexuais, Travestis e Não Bináries no Teatro e Performance. A série "Desaquenda" foi seu principal trabalho de mestrado e está disponível no YouTube, pelo canal da "Cucetas Produções". Três vídeos da série “Desaquenda” fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Pesquisa bambolê e comicidade e integra a Cia Fundo Mundo, cia de circo formada exclusivamente por pessoas Transexuais, Travestis e Não Bináries. Performer, poeta, artista plástica e visual, produtora cultural, curadora circense.