Categoria 3 | Guilherme Jaccon

jaccon

 

foto da inauguração placa gilda

 

Este é um projeto de intervenção urbana que tem como objetivo instalar uma placa de bronze com a frase ‘Gilda, você deixou saudades.’ na Boca Maldita em Curitiba (PR) e realizar uma cerimônia de inauguração/performance conduzida por Ricardx Nolascx e com a participação de artistas da cidade. A proposição é uma referência à tentativa de colocação de uma placa de bronze com a mesma frase em homenagem à Gilda, travesti e figura popular dos anos 70 e 80 da cidade, em 1983 após a sua morte.

A instalação da placa nunca aconteceu devido à falta de autorização do poder público e da Associação da Boca Maldita da época, mesmo com a arrecadação de assinaturas e do dinheiro para confecção da placa por parte da população. Se monumentos públicos celebram e rememoram a história de um local e atualizam sua memória no espaço-tempo, instalar a placa na Boca Maldita em 2020 é promover o debate sobre a imagem e memória da cidade de Curitiba construída ao longo dos anos por detentores de poder que negaram a existencia de LGBTQIs, negros e indígenas, levantando estátuas, placas e monumentos e títulos de espaços públicos que remetem somente a figuras brancas, heteronormativas e conservadoras.

Contestar esse espaço público hoje, 39 anos após a primeira tentativa de colocação da placa, é documentar institucionalmente uma outra narrativa da cidade e devolver o monumento a homenagem que foi escolhido pelo povo. Se em 1983 a vontade popular foi ignorada sob a alegação de que Gilda não teria agregado nada à cidade de Curitiba para ser homenageada, hoje, em 2022, a figura e história da travesti é símbolo e referência para artistas e a comunidade LGBTQI da cidade. Seu nome e história são inspirações para exposições, espetáculos de teatro, performances, filmes, músicas, poemas e blocos de carnaval.

 

Guilherme Jaccon

conheça mais sobre o projeto: Arquivo Gilda

 

 

Título Gilda, você deixou saudades, 2020
Artista Guilherme Jaccon
Técnica Intervenção urbana; Instalação (Suporte em metal para fixação na placa: 80cm x 45cm, metal fixado no chão. Placa em bronze: 32x21cm fixada em suporte.)
Duração / Tamanho

 Variável

Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro  

 

jaccon

Guilherme Jaccon

é artista, produtor e educador social. Possui graduação em Artes Visuais-Licenciatura (UTP, 2009) e GBA em Gerenciamento de Projetos (FGV 2011). Atualmente é produtor cultural da Alfaiataria Espaço de Artes e atua na elaboração e produção de projetos culturais, em especial nas áreas de artes visuais, projetos pedagógicos e sociais.