Categoria 3 | Manoela Cavalinho

 

manoela

 

mata

 

Há pouco mais de um ano um decreto presidencial encerrou as atividades do Grupo de Trabalho Perus e do Araguaia, inviabilizando a pesquisa e identificação das ossadas dos desaparecidos políticos durante a Ditadura Militar. Esse enredo encontra eco também no Paraná.

Dentro do Parque do Iguaçu jazem Vitor, José, Joel, Daniel e Onofre, desaparecidos em 1974. Membros da VRP (Vanguarda Revolucionária Popular) estavam exilados na Argentina quando foram atraídos para o noroeste do Paraná e assassinados em local próximo à Estrada do Colono. Várias expedições tentaram encontrar os corpos, sem sucesso. Anos depois, a Estrada do Colono foi interditada exatamente nesse trecho (entre Serranópolis do Iguaçu e Capanema). Hoje restam-lhes poucos pedaços que não foram invadidos pela mata. A passagem do tempo, a falta de interesse político na identificação dos desaparecidos e a condição da estrada tangenciam a possibilidade de identificação.

Na instalação ‘Vitor, José, Joel, Daniel e Onofre’ vou até a antiga Estrada do Colono, via Serranópolis do Iguaçu e, ao chegar no final da estrada e início da mata identifico as árvores pelas quais eu vou passando com uma peça de cerâmica em formato de osso (fêmur, tíbia, vértebra, omoplata),em cor branca e tamanho próximo do natural, modelado pela artista. Amarro trinta dessas peças com fio de cobre sobre a árvore, cada uma delas um pouco mais para dentro da mata. Sigo adiante até o osso cerâmico de número 30. Esses trinta ossos cerâmicos amarrados funcionam enquanto guiar nesse curto trecho que parte da estrada em direção à mata. O caminho também indica o ponto de retorno para esses desaparecidos políticos. Caso isso nunca venha a ocorrer, com o passar do tempo o fio de cobre que sustenta o osso amarrado na árvore também se tornará branco (pelo processo de oxidação), atuando à maneira daquele osso criar raiz pela árvore e, quem sabe, ser envolvido por ela. 

Manoela Cavalinho.

 

 

Título Onofre, José, Enrique, Joel, Daniel e Víctor, 2021
Artista Manoela Cavalinho
Técnica Intervenção urbana; Instalação 
Duração/ Tamanho Dimensões variáveis
Aquisição Prêmio 67o Salão Paranaense
No de Registro  

 

manoela

Manoela Cavalinho

nasceu em Porto Alegre (RS), em 1981.Trabalha com instalações que abordam aspectos singulares da memória pessoal, tecendo entrecruzamentos com a memória coletiva. Geralmente o ponto de partida dos seus trabalhos são imagens inconscientes nas quais a artista se detém para explorar seus desdobramentos. Durante a pesquisa e a produção valoriza o estudo formal e de materiais e incorpora as coincidências que surgem ao longo do processo. Imersão e exaustão estão presentes durante as montagens, numa espécie de “ritual” desprovido de fé. Além das instalações, trabalha geralmente com cerâmica e fotografia, além de se considerar uma pintora bissexta.