possiveis conexões

possíveis conexões

 

 

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná apresenta o projeto Possíveis Conexões, uma proposta que conecta intimamente o Museu com os cursos de Artes Visuais das Universidades Públicas no Paraná. Esse projeto tem como objetivo reforçar o papel educativo da instituição por meio de atividades voltadas para estudantes das áreas afins da atuação museológica, proporcionando experiências reais de organização de eventos culturais em todas as suas etapas.

O Possíveis Conexões foi idealizado pelo ex-diretor do MAC Paraná, Alfi Vivern, e contou com sua primeira edição em 2008. Naquele ano, a mostra foi realizada com as obras dos estudantes de Artes Visuais dos quatro cursos que existiam então em Curitiba, criando um importante diálogo entre as instituições e proporcionando intercâmbio entre estudantes. Em 2011, aconteceu uma segunda edição.

Em 2020 o MAC retoma a iniciativa como parte das celebrações dos 50 anos do Museu, convidando novamente os cursos de Artes Visuais da capital paranaense e expandindo o alcance do projeto com a inclusão dos cursos de Artes Visuais de universidades do interior do Paraná: Ponta Grossa, Londrina e Maringá. Em uma parceria inédita o MAC Paraná reúne-se com: UFPR, UNESPAR-EMBAP, UNESPAR-FAP, UEPG, UEM e UEL. A proposta aqui é ampliar as pontes estabelecidas em 2008 e construir novas, além de fomentar a circulação da jovem produção artística, estimular a troca institucional entre professores, profissionais atuantes na área museológica e alunos, e oportunizar a experiência profissional com a participação direta e ativa dos alunos em uma exposição dentro de um museu.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Possíveis Conexões passou por adaptações em seu formato e será realizado em 2021. Na prática, os alunos serão orientados por um grupo interinstitucional de professores para criarem juntos uma exposição laboratório que será montada no MAC-PR. A ideia é que todas as etapas de realização deste evento experimental sejam vivenciadas pelos próprios estudantes.

 

Em breve, mais informações sobre inscrições e regulamento. 

laboratório de produção artística
laboratório de curadoria

 

laboratório de mediação
laboratório de produção cultural